CAMPEONATO MINEIRO

Goleada do Democrata frustra reclamação do Ipatinga no TJD; entenda

Ipatinga contestou decisão da Federação Mineira de Futebol (FMF) de atribuir o placar de 3 a 0 para o Democrata contra o Patrocinense
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Ipatinga recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) para contestar a decisão da Federação Mineira de Futebol (FMF) de atribuir o placar de 3 a 0 aos jogos do Patrocinense. No entanto, a derrota por 4 a 1 para o Democrata, nesta segunda-feira (1/4), no José Mammoud Abbas, em Governador Valadares, torna qualquer decisão irrelevante.

Em 18 de março, o Democrata ganhou do Patrocinense por 1 a 0. Pouco tempo depois, no dia 22, a equipe do Alto Paranaíba comunicou à Federação Mineira de Futebol que desistiu de disputar o triangular, sendo então rebaixada ao Módulo II.

Ao anunciar a eliminação do Patrocinense, a FMF tornou sem efeito os resultados dentro de campo e aplicou o placar de 3 a 0 para Democrata e Ipatinga em todas as partidas.

No entendimento do Ipatinga, a Federação errou ao dar ao Democrata a vitória por 3 a 0, pois, nesse caso, houve o jogo contra o Patrocinense

“Nós estamos pleiteando que o resultado em campo prevaleça. Com essa decisão da FMF, o Democrata, que teria vencido por 1 a 0, passa a ter vencido de 3 a 0 por WO. Esse não é o caso, porque teve jogo”, argumentou Edson Travassos, advogado do Ipatinga, ao No Ataque.

Goleada frustra reclamação do Ipatinga

Se a FMF tivesse mantido o resultado de 1 a 0 para o Democrata contra o Patrocinense, o Ipatinga estaria com vantagem maior no saldo em relação à equipe de Governador Valadares (7 a 3).

Contudo, ao perder por 4 a 1, o Tigre do Vale do Aço perdeu qualquer perspectiva de se manter na elite do Campeonato Mineiro. Afinal, a Pantera encerrou a repescagem à frente no saldo de gols: 8 a 4.

Ou seja, ainda que o STJD determine a atualização de Democrata x Patrocinense para 1 a 0, o clube de Valadares continuaria em vantagem no saldo. Em pontos, ambas as equipes somaram nove.

No triangular do rebaixamento, apenas o primeiro colocado se mantém na elite do estadual, ao passo que os outros dois caem ao Módulo II.

Classificação da repescagem do Mineiro

  • Democrata – 9 pontos (3 vitórias, 1 derrota; 13 gols marcados, 5 sofridos, 8 de saldo)
  • Ipatinga – 9 pontos (3 vitórias, 1 derrota; 11 gols marcados, 7 sofridos, 4 de saldo)
  • Patrocinense – 0 ponto (4 derrotas; 0 gol marcado, 12 sofridos, -12 de saldo)*

*O Patrocinense perdeu os quatro jogos por W.O. após se retirar do Campeonato Mineiro

Compartilhe