O Democrata escapou do rebaixamento no Campeonato Mineiro ao golear o Ipatinga por 4 a 1, nesta segunda-feira (1º/4), no estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares.
A Pantera abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Alemão, e ampliou aos 39, em bela finalização de Pedro Oliveira. Na etapa final, Morotó marcou o terceiro, aos 24, e Thiago André anotou o quarto, aos 30.
Superior em todo o confronto, a equipe alvinegra se aproveitou de sucessivas falhas do Tigre, em especial no gol de Thiago André. No tiro de meta de Luís Augusto, a bola atravessou todo o campo, e os zagueiros do Ipatinga não conseguiram fazer o corte.
Com passagem pela base do Atlético, Raphael Lopes diminuiu para o Ipatinga em chute de fora da área aos 44 minutos: 4 a 1.
Democrata supera Ipatinga no saldo
Com o resultado, o Democrata encerrou a repescagem à frente do Ipatinga no saldo de gols: 8 a 4. No primeiro confronto entre as equipes, o Tigre havia vencido por 4 a 3, no estádio Ipatingão.
Vale lembrar que a Federação Mineira de Futebol atribuiu vitória por 3 a 0 para Democrata e Ipatinga nas partidas contra o Patrocinense. O clube de Patrocínio desistiu de disputar a repescagem, retirou-se do estadual e caiu para o Módulo II.
O revés sofrido nesta noite também coloca o Ipatinga na divisão de acesso do Campeonato Mineiro de 2025.
Clubes rebaixados jogarão a Série D em 2024
Curiosamente, Patrocinense e Ipatinga, rebaixados ao Módulo II, vão representar Minas Gerais na Série D de 2024 juntamente com Democrata de Sete Lagoas e Pouso Alegre.
Nono colocado no Mineiro de 2023, o Ipatinga herdou a vaga do Athletic, que subiu à Série C. Já o Patrocinense, ganhador da repescagem no ano passado contra Caldense e Democrata-SL, era o primeiro da “fila de espera” caso houvesse alguma desistência.
Como Villa Nova e Democrata de Valadares abriram mão da participação na Série D, o CAP confirmou presença na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro.
DEMOCRATA 4X1 IPATINGA
DEMOCRATA: Luis Augusto; Almir Sóta, Donato, Lula e Wender; Luanderson Silva, Alemão (Morotó), Bruninho e Richard (Jorge Pedra); Pedro Oliveira (Thiago André) e Gutinho (Luann). Técnico: Wladimir Araújo.
IPATINGA: Douglas Baldini; Ézio, Nilo, Alex Trindade e Neto Amaral; Marquinhos Bento (Raynan), Lucas Paranhos (Wesley), Gerson Magrão (Luiz Henrique) e Vico (Alex Matos); Luis Felipe (Raphael Lopes) e PH. Técnico: Fabiano Braz.
Gols: Alemão, aos 15, Pedro Oliveira, aos 39 do 1T; Morotó, aos 24, Thiago André, aos 30 do 2T (Democrata); Raphael Lopes, aos 44 do 2T (Ipatinga)
Cartões amarelos: Bruninho (Democrata); Ezio, Nilo, Luiz Henrique e Raphael Lopes (Ipatinga)
Motivo: repescagem do Campeonato Mineiro
Local: Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares
Data: segunda-feira, 1º de abril de 2024
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Leonardo Henrique Ferreira
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães
Classificação da repescagem do Mineiro
- Democrata – 9 pontos (3 vitórias, 1 derrota; 13 gols marcados, 5 sofridos, 8 de saldo)
- Ipatinga – 9 pontos (3 vitórias, 1 derrota; 11 gols marcados, 7 sofridos, 4 de saldo)
- Patrocinense – 0 ponto (4 derrotas; 0 gol marcado, 12 sofridos, -12 de saldo)*
*O Patrocinense perdeu os quatro jogos por W.O. após se retirar do Campeonato Mineiro