FUTEBOL NACIONAL

Clube mineiro anuncia contratação de Jô, campeão da Libertadores pelo Atlético

Clube mineiro anunciou, nesta terça-feira (10/9), a contratação do atacante Jô, multicampeão pelo Atlético entre 2012 e 2015
Foto do autor
Compartilhe

O Itabirito anunciou, nesta terça-feira (10/9), a contratação de Jô, multicampeão pelo Atlético entre 2012 e 2015. A equipe mineira não especificou o tempo de contrato estabelecido com o atacante de 37 anos.

“Acabou a espera! Jô agora é oficialmente Gato do Mato”, escreveu o Itabirito em post no Instagram. No vídeo em questão, o atacante protagoniza uma transição – aparece, primeiro, com uma camiseta branca e, depois de ‘bater’ na câmera, surge com o uniforme do Itabirito.

Em 2025, o Itabirito disputará a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro e a Série D do Campeonato Brasileiro. Neste ano, encerrou a participação no estadual com a sexta melhor campanha e, dessa forma, garantiu vaga na Quarta Divisão.

Carreira de Jô

Jô iniciou a trajetória no futebol com a camisa do Corinthians, clube do qual é ídolo. Estreou no profissional em 2003 e, três anos depois, acertou com o CSKA, da Rússia.

Destacou-se no futebol russo até que, na temporada 2008/09, transferiu-se para o Manchester City. Passou ainda por Everton e Galatasaray antes de voltar ao Brasil para defender o Internacional, em 2011.

No ano seguinte, fechou com o Atlético. Brilhou com a camisa do Galo e foi o artilheiro na campanha do inédito título da Copa Libertadores de 2013. Nesse período, passou a ter mais oportunidades na Seleção Brasileira e chegou a disputar a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Em Belo Horizonte, conquistou, ainda, a Recopa Sul-Americana (2014), a Copa do Brasil (2014) e o Campeonato Mineiro (2013 e 2014).

Saiu do Atlético em meio a problemas comportamentais. Passou por Shabab Dubai, Jiagsu Suning, Corinthians, Nagoya Grampus, Ceará e Al-Jabalain quando, em 2022/23, decidiu se aposentar.

O período fora dos gramados, contudo, durou pouco tempo. Em 2024, aceitou o convite do Amazonas para jogar a Série B. Após 26 jogos, seis gols e uma assistência, deixou o clube em agosto.

Compartilhe