O Itabirito anunciou, nesta sexta-feira (20/12), a contratação do goleiro Júlio César, de 38 anos, que acumula passagens por gigantes da Europa e do Brasil.
Júlio atuou no Benfica entre as temporadas 2009/2010 – na qual foi titular da equipe em toda a campanha da Liga Europa – e 2010/2011 – em que foi titular do time em toda a campanha vice-campeã da Copa de Portugal.
O experiente goleiro estava no Villa Nova, onde não chegou a atuar, pois lesionou o joelho antes do início do Campeonato Mineiro deste ano e teve que ser submetido a cirurgia. Recuperado, ele vai reforçar o Gato do Mato no Estadual e na Série D do Campeonato Brasileiro em 2025.
Carreira de Júlio César
Júlio iniciou a carreira profissional no Botafogo, em 2006. No ano seguinte, com apenas 20 anos, tornou-se titular do time alvinegro e se destacou, mas ficou marcado negativamente por falhar na semifinal da Copa do Brasil, contra o Figueirense.
Em 2008, Júlio César iniciou trajetória de sete anos na Europa ao chegar no Belenenses, de Portugal. Lá, se destacou e, após duas temporadas, foi vendido para o gigante Benfica.
Júlio era o “goleiro das copas” dos Encarnados e foi titular na campanha quadrifinalista da Liga Europa de 2009/2010, e da campanha vice-campeã da Taça de Portugal de 2010/2011, em que o time alvirrubro perdeu o título para o arquirrival Porto. No total, ele jogou 24 partidas pela equipe bicampeã europeia e conquistou duas Taças da Liga, em 2009/2010 e 2010/2011.
O veterano também passou por Granada e por Getafe, da Espanha, entre 2011 e 2014, ano em que retornou ao Brasil para jogar no Fluminense, time em que mais atuou na carreira.
Júlio permaneceu no tricolor carioca de 2014 até 2018, com 133 partidas disputadas, no total. Em 2019, ele deixou o clube rumo ao Grêmio, onde fez 14 jogos em dois anos.
No ano passado, Júlio César teve a primeira experiência no futebol mineiro: fechou com o Athletic, de São João del-Rei, para a disputa do Campeonato Mineiro. Ele foi o titular em seis dos 10 jogos da campanha semifinalista do Estadual e, após o fim da competição, rumou ao CRB, de Alagoas, onde fez apenas um jogo.
Em 2024, o goleiro foi para o Villa Nova, mas não entrou em campo pelo Leão devido a lesão no joelho.
Elenco ‘estrelado’ do Itabirito
Júlio César é mais um nome conhecido para o elenco experiente do Itabirito, que conta com jogadores que têm, somados, 11 títulos nacionais.
Os mais vencedores são os atacantes Jô e Luan, ex-jogadores de Atlético e Cruzeiro, respectivamente – o segundo também jogou pelo América. O antigo camisa 7 do Galo ganhou, no território nacional, o Campeonato Brasileiro em duas oportunidades e uma Copa do Brasil.
Elenco do Itabirito
- Goleiros: Júlio César, Rodolfo, Gabriel Parra e João Lucas.
- Zagueiros: Alison, Luanderson e Wallace
- Laterais: Daniel Fagundes, Patric, Carlos Gabriel (Hulk) e Bryan
- Volantes: Gustavo Crecci, Lissandro, David Lucas, Ferreira e Pedro Urso
- Meio-campistas: Bruno Menzes, Gabriel Araxá e Alexsander
- Extremos: Alessandro Vinicius , Léo Reis, Ruan Levine, Ramon e Dornelas
- Centroavantes: Diego, Luan e Jô
- Treinador: Cícero Júnior
Itabirito no Campeonato Mineiro
O Itabirito está no Grupo B do Campeonato Mineiro, ao lado de América, Athletic e Democrata-GV. A equipe estreia na competição contra o Betim, em 19 de janeiro (domingo), às 11h, no Independência.