O atacante Gabigol e o zagueiro Lyanco podem reviver uma treta que passou por indireta, expulsão e até “beijinho” em 2025. Ambos vivem a expectativa de ser titulares no clássico entre Cruzeiro e Atlético, nesta quinta-feira (11/9), às 19h30, no Mineirão, na volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Tudo teve início com declarações de jogadores da Raposa. Ao serem apresentados à torcida celeste no Gigante da Pampulha, o volante Christian e Gabigol colocaram o time como o “maior de Minas Gerais”.
Pouco mais de 24 horas depois, Lyanco publicou uma foto gritando e escreveu a seguinte legenda: “Deixa comigo (…). Maior só tem um, o Atlético!”.
A postagem de Lyanco foi acompanhada de um emoji que simula um braço forçando o bíceps (💪). Parte dos torcedores entendeu que a mensagem poderia, também, ser direcionada ao atacante Gabigol, que faz o ‘muque’ para celebrar quando vai às redes.
Expulsão de Gabigol
O primeiro clássico de 2025 entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão, disputado em 9 de fevereiro, ficou marcado pela expulsão de Gabigol, ainda no primeiro tempo. O atacante da Raposa recebeu o cartão vermelho ao agredir Lyanco aos 27 minutos.
Em uma jogada na lateral direita, o zagueiro do Atlético tocou a bola, e Gabigol o agrediu com uma cotovelada. Em campo, a arbitragem deu apenas o cartão amarelo, mas, após revisão do VAR, o juiz Felipe Fernandes de Lima expulsou Gabigol.
‘Beijinhos’ de Lyanco
Após a vitória alvinegra, Lyanco provocou Gabigol e a torcida do Cruzeiro. Em entrevista após o clássico, o defensor mandou “um beijo” para o atacante, respondeu ao recado do jogador do Cruzeiro ao Galo – “a gente ainda vai se encontrar” – e explicou o lance que resultou no cartão vermelho.
“Bom (que ainda vão se encontrar). Vão ter mais clássicos durante o ano, a gente vai se enfrentar, não tem nem o que responder, deixa vir, vamos estar focados em jogar futebol, assim como foi hoje. Nosso objetivo era fazer um bom jogo, terminar com os 11 em campo e a vitória, e conseguimos conquistar tudo isso. Nos próximos jogos veremos como vai ser, um beijo para ele”, disse.
“Foi mais um lance do jogo, claro que deu para ver a forma como ele veio, eu ia até fazer um passe no lance mas esperei um pouco porque vi ele correndo de uma forma agressiva, não sei se ele estava com algo no coração, acredito que sim, porque deu para ver a forma como ele veio”, completou o zagueiro.
Recado de Lyanco para Gabigol
Depois, Lyanco ainda ironizou a ausência de Gabigol na final do Mineiro. O Cruzeiro caiu na semifinal ao perder para o América nos pênaltis, por 4 a 2, depois de dois empates por 1 a 1, em Mineirão e Independência. Por causa disso, o time celeste ficou com o calendário “vazio” por mais de um mês e agendou jogos-treino com o objetivo de dar ritmo aos atletas.
“Eu pensei que iria ver ele, mas vi o Jhonatas (atacante do América), o (camisa) 9 era ele, né? Não vi ele (Gabigol), não sei onde está, acho que ele está assistindo a gente. Está no Rio? Amistoso? Ah tá (risos)”, provocou Lyanco, após o Atlético conquistar o Estadual sobre o América.
Lyanco e Gabigol vão jogar Cruzeiro x Atlético?
É possível que ambos sejam titulares. Lyanco está em fase final de recuperação após sofrer lesão na coxa esquerda e deve retornar ao Atlético.
Já Gabigol vive a expectativa de ser acionado pelo técnico Leonardo Jardim. Isso, no entanto, só deverá ocorrer se o meia Matheus Pereira (incômodo na panturrilha esquerda) ou o atacante Kaio Jorge (lesão na coxa esquerda) não estiverem à disposição.
Após o primeiro clássico no Mineirão, os jogadores se encontraram apenas por alguns minutos no empate por 0 a 0, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, em que Gabigol foi acionado apenas aos 39 minutos do segundo tempo.
No jogo de ida das quartas de final, Lyanco não esteve em campo devido à lesão. Já Gabigol entrou aos 28 minutos do segundo tempo, no lugar de Kaio Jorge.