CASO ROBINHO

Robinho em Tremembé: dia a dia na prisão terá isolamento, frutas e banho de sol

Robinho foi preso em Santos, litoral de São Paulo, nessa quinta (21/3) e encaminhado a Tremembé; na prisão, ex-jogador cumprirá pena por estupro coletivo de jovem albanesa na Itália
Foto do autor
Compartilhe

Correio Braziliense – O ex-jogador Robinho foi preso nesta quinta-feira (21/3) na Penitenciária 2 de Tremembé, localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, para cumprir pena de nove anos por estupro coletivo de uma jovem albanesa na Itália, em 2013.

O ex-atleta irá para um pavilhão especial, onde ficam os presos de crimes com repercussão nacional.

No mesmo local estão Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves, Gil Rugai e Roger Abdelmassih, por exemplo.

Isolamento

A rotina de Robinho em Tremembé começará com um isolamento de sete a 15 dias.

Neste período, o perfil dele será traçado por especialistas da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que apontará onde ele deve ficar preso.

Robinho pode dividir cela com médico

Robinho pode, inclusive, dividir cela com Abdelmassih, uma vez que a SAP agrupa os presos pelo tipo de crime. Neste caso, crimes sexuais.

O médico foi condenado a 173 anos, seis meses e 18 dias de prisão em 2010, pelo estupro de 39 mulheres.

Banho de sol

A rotina no presídio de Tremembé contará com apenas dois banhos de sol de apenas duas horas, um de manhã e outro de tarde.

Refeições

As refeições são dentro da cela, sem acesso a refeitório. Robinho terá direito a café da manhã, almoço e jantar com uma fruta.

Visitas semanais

As visitas são semanais e apenas aos finais de semana, mas só depois de 30 dias da chegada dele no sistema prisional.

Robinho foi preso pela Polícia Federal depois de ter tido a condenação validada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ter o pedido de habeas corpus negado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entenda o caso Robinho

A Justiça italiana condenou Robinho em última instância – isto é, sem possibilidade de novos recursos – pelo Tribunal de Milão em janeiro de 2022, por forçar mulher a ter relações sexuais com ele e outros cinco homens há 11 anos, na boate Sio Café, em Milão. Na época, ele jogava no Milan.

Quando recebeu a condenação por estupro coletivo, Robinho residia no Brasil. Como o país não extradita brasileiros natos, ele permaneceu em liberdade. Contudo, em fevereiro de 2023, a Justiça da Itália fez pedido de homologação da sentença – ou seja, solicitou que o ex-atleta cumprisse a pena pelo crime em solo brasileiro.

Desta forma, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (20/3) que Robinho cumprirá a condenação no Brasil. Já nesta quinta-feira (21/3), o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-jogador, minutos antes da prisão definitiva.

Detido por volta de 19h nesta quinta-feira (21/3), Robinho foi levado à sede da Polícia Federal, onde fez exame de corpo delito. Depois disso, ele passou por audiência de custódia e, posteriormente, foi encaminhado à Penitenciária 2 de Tremembé.

Compartilhe