O torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris já tem 12 dos 16 participantes definidos. Restam, portanto, quatro vagas. Quais países brigam para competir no evento entre os dias 24 e 9 de agosto? Entenda o cenário abaixo.
Ásia – 3 vagas
A Copa Asiática Sub-23 de 2024, no Catar, entre os dias 15 de abril e 3 de maio de 2024, definirá os três países da Ásia que disputarão a Olimpíada. Ao todo, 16 seleções brigam pela classificação.
Os times serão separados em quatro grupos: A, B, C e D. Os dois melhores avançam ao mata-mata – quartas de final, semifinal, terceiro lugar e final. Campeão, vice e terceiro colocado vão aos Jogos de Paris.
- Grupo A: Catar, Austrália, Jordânia e Indonésia
- Grupo B: Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e China
- Grupo C: Arábia Saudita, Iraque, Tailândia e Tadjiquistão
- Grupo D: Uzbequistão, Vietnã, Kuwait e Malásia
Repescagem Ásia x África – 1 vaga
A quarta melhor seleção da Copa Asiática Sub-23 enfrentará Guiné, quarta colocada na Copa Africana Sub-23, em repescagem por presença nos Jogos Olímpicos.
Equipes confirmadas na Olimpíada de Paris
Anfitrião
Por ser anfitriã dos Jogos Olímpicos, a França não precisou participar das fases qualificatórias.
Uefa (Europa)
O Campeonato Europeu Sub-21 de 2023 determinou os países filiados à Uefa nos Jogos Olímpicos de 2024. As vagas ficaram com a vice-campeã Espanha e os semifinalistas Israel e Ucrânia.
A Inglaterra, ganhadora da competição, não estará na Olimpíada, pois participa do evento como parte da Grã-Bretanha (ou Reino Unido), que também engloba Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
CAF (África)
Os três países mais bem colocados na Copa das Nações Africanas Sub-23 de 2023 estarão na Olimpíada em Paris. Marrocos conquistou o título, enquanto o Egito ficou em segundo e Mali em terceiro.
Concacaf (América do Norte, Central e Caribe)
A lista surpreende porque não tem o México, campeão olímpico em Londres’2012 com vitória por 2 a 1 sobre o Brasil.
Os mexicanos caíram para a Guatemala nas quartas de final do Campeonato Sub-20 da Concacaf, usado como critério de classificação aos Jogos de Paris.
No fim das contas, os finalistas Estados Unidos e República Dominicana vão a Paris. O título ficou com a equipe americana, que ganhou a decisão por 6 a 0.
OFC (Oceania)
A Nova Zelândia obteve a vaga com muita tranquilidade ao ganhar todas as partidas do Pré-Olímpico da Oceania, com destaque para a semifinal, contra Vanuatu (8 a 0), e final, diante de Fiji (9 a 0).
A Austrália, embora pertença à Oceania no ponto de vista geográfico, está filiada à Confederação Asiática de Futebol.
Conmebol (América do Sul)
No Pré-Olímpico, Paraguai (1º) e Argentina (2ª) se classificaram aos Jogos de Paris. O Brasil encerrou o torneio em terceiro lugar no quadrangular final e voltará a ficar fora da Olimpíada depois de 20 anos.
A Seleção Brasileira vinha de quatro medalhas consecutivas: bronze em Pequim’2008, prata em Londres’2012 e ouro no Rio’2016 e em Tóquio’2020. Em Atenas’2004, o país não se qualificou para a competição masculina de futebol.
- Daniel Jr. revela detalhes de saída ‘turbulenta’ do Cruzeiro ao Vitória;
- Comentarista diz que Atlético será prejudicado no Brasileiro após decisão da CBF.
Países confirmados em Paris’2024
- França
- Espanha
- Israel
- Ucrânia
- Marrocos
- Egito
- Mali
- Estados Unidos
- República Dominicana
- Nova Zelândia
- Paraguai
- Argentina