ATLÉTICO

Atlético: qual a relação de Gabriel Milito com Messi?

Acertado com o Atlético, Gabriel Milito tem relação de amizade com Lionel Messi, um dos maiores astros da história do futebol
Foto do autor
Compartilhe

Acertado com o Atlético, o técnico argentino Gabriel Milito, de 43 anos, carrega relação de amizade com um dos maiores nomes do futebol mundial: o compatriota Lionel Messi, de 36 anos, que fez história pelo Barcelona (Espanha) e hoje defende as cores do Inter Miami (Estados Unidos).

Pela Seleção Argentina, o ex-zagueiro e o atacante atuaram juntos na Copa do Mundo de 2006 e nas Copas América de 2007 e 2011. No Barcelona, dividiram vestiário entre 2007 e 2011, conquistando títulos de peso em um dos elencos mais marcantes de todos os tempos.

Com a camisa “blaugrana”, Milito e Messi conquistaram o Campeonato Espanhol três vezes (2008/09, 2009/10 e 2010/11), a Copa do Rei (2008/09), a Supercopa da Espanha duas vezes (2009 e 2010), a Liga dos Campeões (2010/11), a Supercopa Europeia (2009) e o Mundial de Clubes (2009).

Na maior parte das temporadas disputadas no Barcelona, Milito foi reserva de Gerard Piqué e Carles Puyol. De toda forma, o novo treinador do Atlético construiu, ao longo dos anos, grande amizade com o compatriota que encantava o mundo com o pé esquerdo.

“A Argentina tem muitos bons jogadores e a maioria está em grande forma. Eu gostaria que Milito estivesse na Copa. É um amigo e entraria muito bem na Seleção Argentina, mas isto quem decide é o treinador.”

Lionel Messi, antes da Copa do Mundo de 2010
Messi e Milito juntos pela Seleção Argentina - (foto: Antonio Scorza/AFP)
Messi e Milito juntos pela Seleção Argentina(foto: Antonio Scorza/AFP)

Em junho de 2023, ainda como treinador do Argentinos Juniors (Argentina), Milito chegou a sugerir em entrevista que a vida do amigo virasse matéria em escolas argentinas. As declarações foram dadas ao Olé.

“Ele é um exemplo de persistência. Acho que as escolas primárias deveriam ter uma matéria ‘Leo Messi’ e, assim, contar às crianças a história da sua vida, tudo o que ele teve que passar para ser campeão mundial com a seleção.”

Gabriel Milito em 2023

Em dezembro de 2013, Milito se despediu da carreira como atleta profissional com um jogo comemorativo pelo Independiente (Argentina), seu primeiro e último clube. Lesionado àquela altura, Messi não pôde comparecer.

“Leo está na Argentina para completar sua recuperação e, por esse motivo, não esteve presente hoje. Mas se comunicou com Gabriel e lhe desejou que tenha uma linda festa”, explicou Guillermo Marín, organizador do evento.

Milito no Atlético

O Atlético acertou a contratação do técnico Gabriel Milito neste sábado (23/3). O contrato do treinador com o Galo será válido até dezembro de 2025.

A informação foi antecipada pelo jornalista César Luis Merlo e confirmada pelo No Ataque no início da tarde deste sábado (23/3). Em contato com fonte próxima ao treinador, a reportagem apurou que Milito enxerga o Atlético como um “grande clube, com bons jogadores”.

LEIA TAMBÉM: Atlético acerta contratação do técnico Gabriel Milito

O argentino acredita que pode fazer a equipe jogar bem, assimilando os principais conceito de suas ideias de jogo. Internamente, no Galo, há otimismo de que o ex-zagueiro fará um grande trabalho e agradará aos torcedores com a filosofia ofensiva de futebol que costuma aplicar nos times que comanda.

A expectativa é que Gabriel Milito chegue ao Brasil no início da próxima semana para assinar contrato com o Atlético. O treinador conduzirá seu primeiro projeto à frente de uma equipe brasileira.

Compartilhe