Junho será crucial para as pretensões do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro. O calendário-base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê a realização de sete rodadas da principal competição nacional (9ª a 15ª) no próximo mês. Candidato ao título, o Galo alimenta preocupações para o período, já que pode chegar a ter sete desfalques.
Os motivos são distintos. Três atletas estão lesionados e dificilmente ficarão à disposição, uma peça crucial foi convocada para a Copa América e outros nomes do elenco também podem ser.
Trio de lesionados no departamento médico do Atlético
Em 13 de março, o volante Paulo Vitor sofreu entorse no tornozelo esquerdo durante treinamento na Cidade do Galo. Cinco dias depois, o jogador precisou passar por procedimento cirúrgico para correção de ligamentos na região.
Já em 20 de abril, o Atlético informou grave lesão do lateral-esquerdo/meio-campista Rubens. No empate entre Atlético e Criciúma (1 a 1), pelo Campeonato Brasileiro, o atleta sofreu ruptura do ligamento colateral medial e lesão parcial do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Por fim, na última quinta-feira (16/5), o Galo informou que o volante Otávio teve diagnosticada ruptura de tendão na região posterior da coxa esquerda. Ele se uniu aos jovens de 19 e 22 anos, respectivamente, no departamento médico do clube mineiro.
Costumeiramente, o Atlético não divulga prazos de recuperação dos jogadores lesionados. É improvável, de toda forma, que qualquer um dos três esteja à disposição do técnico Gabriel Milito antes de julho.
Copa América deve tirar peças
A próxima Data Fifa e a Copa América já tiraram o lateral-esquerdo Guilherme Arana do Atlético. Peça crucial do time de Milito, o defensor foi convocado por Dorival Júnior e deve se apresentar à Seleção Brasileira em 3 de junho.
Três estrangeiros do Galo também estão cotados para disputar o torneio. São eles: o volante Alan Franco (Equador), o atacante Eduardo Vargas (Chile) e o zagueiro Mauricio Lemos (Uruguai) – o último com menos chances, já que ficou de fora da última lista convocatória para a “Celeste”.
Copa América pode “estender prazos” de desfalques no Atlético
A fase de grupos da Copa América se encerrará em 2 de julho, mas o Atlético tem boas chances de ser desfalcado por mais tempo. Brasil, Equador, Chile e Uruguai são seleções com possibilidades reais de avançar ao mata-mata do torneio continental.
As datas-base das fases eliminatórias são: 4 a 6 de julho (quartas de final), 9 e 10 de julho (semifinais), 13 de julho (disputa pelo terceiro lugar) e 14 de julho (final).
Se um dos eventuais convocados que defendem o Atlético chegar à decisão, o Galo será desfalcado em outras três rodadas do Brasileirão. As datas-base das rodadas 16, 17 e 18 da Série A são 3, 7 e 10 de julho, em ordem.
- Data Fifa: 3 a 11 de junho
- Copa América: 20 de junho a 14 de julho
- Brasileirão (10ª a 18ª rodada): 13 de junho a 10 de julho
Diante do exposto, é possível que o Atlético tenha sete desfalques durante praticamente todo o mês de junho – com alguns deles se estendendo para as semanas subsequentes. A janela de transferências no Brasil será reaberta em 10 de julho.
Diante da suspensão do Campeonato Brasileiro pela CBF, o Galo volta a campo na próxima quarta-feira (22/5), a partir das 19h, para enfrentar o Sport na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A partida será disputada pela terceira fase da Copa do Brasil – na ida, o time alvinegro venceu por 2 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte.