Após tentar o retorno do atacante Júnior Santos por empréstimo, o Botafogo acionou o Atlético no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O clube carioca alega atraso no pagamento de uma das parcelas pela compra do jogador.
A informação foi antecipada por Vitor Schetino e Matheus Mandy e confirmada pelo No Ataque nesta quarta-feira (11/6). A reportagem avançou e soube da quantia da ação.
Conforme apuração, o Botafogo cobra R$ 1 milhão, referente à parte de uma das parcelas. O Galo concordou pagar ao Glorioso cerca de R$ 44,1 milhões ao longo de dois anos e não teria cumprido com o acordo na totalidade até o momento.
O Atlético, no entanto, ainda não foi notificado.
Atlético tem atrasado pagamentos
A dívida mais “conhecida” do Atlético no mercado da bola é com o Cuiabá. No ano passado, o clube mineiro atrasou uma das parcelas relativas ao pagamento pela contratação do atacante Deyverson, que hoje defende o Fortaleza.
A pendência foi levada pelo clube matogrossense à Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) e, até hoje, corre na Justiça. O Dourado cobra a dívida com juros e chegou a acionar os empresários da SAF alvinegra junto ao Banco Central.
Há débitos a serem quitados com outras instituições do futebol brasileiro além do Botafogo. Dois deles são Athletico-PR e Corinthians, pelas contratações do atacante Cuello e do volante Fausto Vera, respectivamente.
Nas últimas semanas, o No Ataque também pôde apurar que o Atlético conviveu com atrasos de direitos de imagem e salários dos atletas. Empresários do mundo da bola cobram acordos não cumpridos por parte do Galo em 2025.
Por outro lado, o Galo alega que tem valores a receber de vários outros clubes.
Júnior Santos no Atlético
Ainda neste mês, o Atlético recusou duas propostas do Botafogo de empréstimo por Júnior Santos. Nenhuma das propostas do Glorioso envolvia compensação financeira imediata ao Galo, que prefere manter o atacante no elenco a negociá-lo nas condições propostas pelo clube carioca.
O atacante enfrenta dificuldades para entregar, com a nova camisa preta e branca, o que conseguiu entregar no passado recente. Até aqui, o “Jacaré” soma apenas 15 partidas pelo Galo, com um gol e duas assistências.
Júnior Santos tem status de reserva, ao menos até o momento, no elenco comandado por Cuca. O jogador precisou lidar com duas lesões importantes neste primeiro semestre, que o impediram de performar no melhor nível.
Na somatória de duas passagens pelo Botafogo, Júnior Santos anotou 28 gols e nove assistências em 115 jogos. No ano passado, entrou para o hall de ídolos do Glorioso ao se destacar na conquista inédita da Copa Libertadores, justamente diante do Atlético.