CRUZEIRO

Santos intensifica negociação com Rafael Cabral, que está de saída do Cruzeiro

Rafael Cabral tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2025, mas deve deixar o clube após falhas consecutivas; Santos é o provável destino
Foto do autor
Compartilhe

O Santos é o destino mais provável do goleiro Rafael Cabral, que está de saída do Cruzeiro após crise técnica e pressão externa de parte da torcida. A reportagem de No Ataque apurou que o clube paulista intensificou as negociações com o jogador de 33 anos nas últimas horas.  

A diretoria santista aproveita uma brecha permitida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no regulamento da janela de transferências para viabilizar a chegada do atleta. A entidade permite que equipes das Séries A e B contratem jogadores inscritos em algum estadual no primeiro semestre de 2024. 

Para que a transferência ocorra, Cabral terá que rescindir o vínculo com o Cruzeiro em comum acordo. A janela interna será fechada em 19 de abril (sexta-feira). 

O Peixe busca um goleiro no mercado para disputar posição com João Paulo, eleito o melhor goleiro do Campeonato Paulista deste ano. O arqueiro, no entanto, voltou a ser contestado pela torcida após cometer um pênalti na final contra o Palmeiras.

Em janeiro deste ano, Cabral revelou ter recebido uma investida do Santos após a confirmação do rebaixamento à Segunda Divisão, mas recusou. Ele afirmou que foi difícil negar o chamado do clube pelo qual foi revelado.

A iminente ida de Rafael ao Santos foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmada pela reportagem.

Rafael Cabral tem identificação com o Santos

Cabral é um nome bem aceito pela diretoria alvinegra. Formado nas categorias de base do Santos, Rafael se tornou um ídolo do clube ao faturar seis títulos no profissional. Ele foi tricampeão paulista (2010, 2011 e 2012), campeão da Copa do Brasil (2010), da Copa Libertadores (2011) e da Recopa Sul-Americana (2012). 

O goleiro integrou o elenco mais marcante do Santos nas últimas décadas. O time-base nas conquistas citadas tinha os laterais Danilo e Léo, os zagueiros Edu Dracena e Durval, os volantes Arouca e Adriano, os meias Elano e Paulo Henrique Ganso, além dos atacantes Neymar e Zé Love.

Ele vestiu a camisa santista em 189 oportunidades.

Situação do goleiro na Toca 2

Rafael vem sendo alvo de críticas dos cruzeirenses pelo desempenho nos últimos jogos. O goleiro tem falhado em lances capitais e desagrada grande parcela dos torcedores. 

Ele foi vaiado no duelo com o Alianza, da Colômbia, quinta-feira (11/4), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Diante de 18 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o time mineiro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas vacilou na segunda etapa e tomou o empate por 3 a 3.

No segundo gol do Alianza, Rafael falhou ao tentar segurar a bola chutada pelo atacante Emerson Batalla. Abatido, ele ergueu os braços sinalizando um pedido de desculpas aos cruzeirenses no estádio. Contudo, não evitou o protesto ríspido.

As vaias direcionadas a Cabral começaram antes mesmo da partida, quando anunciaram o nome do arqueiro no telão do estádio. Os protestos se intensificaram após o apito final.

Na zona mista do Mineirão, o camisa 1 mostrou abatimento com as vaias. Ele assumiu o erro e se culpou pelo resultado com ‘gosto de derrota’. Rafael, inclusive, afirmou que sairia do Cruzeiro caso a diretoria entendesse que ele estaria comprometendo o desempenho do time.

Arqueiro ficou de fora do jogo contra o Botafogo

Sem ‘clima’ para continuar o trabalho no Cruzeiro, o goleiro pediu à diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste para negociar com outro clube e foi prontamente atendido. Ele, inclusive, não fez parte da concentração do elenco para o duelo contra o Botafogo, neste domingo (14/4), no Mineirão. 

Reserva imediato de Cabral, Anderson foi escalado como titular na vitória por 3 a 2, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. 

Após a partida, o técnico Fernando Seabra e alguns companheiros de equipe de Cabral afirmaram que ficaram surpresos com a decisão do ex-capitão da Raposa

Rafael Cabral pelo Cruzeiro

Contratado pelo Cruzeiro em janeiro de 2022 após deixar o Reading, da Inglaterra, Rafael Cabral enfrentou a difícil missão de substituir Fábio, grande ídolo do clube, que não teve o contrato renovado pela SAF do ex-jogador Ronaldo Nazário.

A pressão era ainda maior pelo fato de a Raposa disputar pelo terceiro ano consecutivo a Série B. Mas Cabral lidou bem com a tarefa e foi importante na campanha do retorno à elite nacional, coroada com o título da Segunda Divisão.

Em 2023, Cabral viveu bons e maus momentos no Cruzeiro. O time passou por dificuldades no Brasileirão, a ponto de lutar contra o rebaixamento, porém seguiu na elite (14º, com 47 pontos) e ainda obteve vaga na Sul-Americana.

Neste ano, disputou 15 partidas com a camisa estrelada e sofreu 16 gols. 

Ele tem contrato com a Raposa até dezembro de 2025.

Compartilhe