CRUZEIRO

Cruzeiro confirma negociação para saída de Rafael Cabral

Rafael Cabral tem negociação com outro clube e deixará o Cruzeiro antes do dia 19 de abril, data do encerramento da janela
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro confirmou à reportagem de No Ataque na tarde deste domingo (14/4) que Rafael Cabral tem negociação em andamento para deixar o clube. Por esse motivo, o goleiro de 33 anos sequer se concentrou com o elenco celeste para o duelo contra o Botafogo, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

“Há uma negociação em andamento e por esse motivo ele não concentrou para esta partida”, informou a assessoria da Raposa.

Cabral vem sendo alvo de críticas da torcida cruzeirense pelo desempenho nos últimos jogos. O goleiro tem falhado em lances capitais e desagrada grande parcela dos torcedores.

Ele foi vaiado no duelo com o Alianza, da Colômbia, quinta-feira (11/4), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Diante de 18 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o time mineiro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas vacilou na segunda etapa e tomou o empate por 3 a 3.

No segundo gol do Alianza, Rafael falhou ao tentar segurar a bola chutada pelo atacante Emerson Batalla. Abatido, ele ergueu os braços sinalizando um pedido de desculpas aos cruzeirenses no estádio. Contudo, não evitou o protesto ríspido.

Rafael Cabral foi bastante vaiado

As vaias direcionadas a Cabral começaram antes mesmo da partida, quando anunciaram o nome do arqueiro no telão do estádio. Os protestos se intensificaram após o apito final.

Na zona mista no Mineirão, o camisa 1 mostrou abatimento com as vaias. Ele assumiu o erro e se culpou pelo resultado com ‘gosto de derrota’. Rafael, inclusive, afirmou que sairia do Cruzeiro caso a diretoria entendesse que ele estaria comprometendo o desempenho do time.

“Acho que, desde quando cheguei, vivi momentos de críticas e momentos de elogios e nunca me apeguei a isso. Quando me ovacionaram, eu era o mesmo. Quando me criticam, me vaiam, eu sou o mesmo. O que eu não quero é prejudicar o Cruzeiro. Se a minha presença prejudicar a equipe, eu vou ser o primeiro a pedir para sair”.

Rafael Cabral, goleiro do Cruzeiro.

Sem Cabral à disposição, o técnico Fernando Seabra escalou Anderson entre os titulares para enfrentar o Botafogo. Este será apenas o segundo jogo do arqueiro com a camisa estrelada desde o início de 2023.

Goleiro já havia sido alvo de críticas no Mineiro

Cabral já havia sido questionado por lances importantes na final do Campeonato Mineiro, em que o Cruzeiro foi superado pelo Atlético.

O entendimento de grande parte da torcida é que a finalização do zagueiro Bruno Fuchs no empate por 2 a 2, na Arena MRV, era defensável.

Já na derrota de virada por 3 a 1, no Mineirão, Rafael demonstrou indecisão quando Saravia marcou de cabeça o primeiro gol atleticano. O goleiro cruzeirense ameaçou sair ao encontro do lateral-direito alvinegro, mas ‘ficou no meio do caminho’ e viu a bola passar por cobertura.

Rafael Cabral no Cruzeiro

Contratado pelo Cruzeiro em janeiro de 2022 após deixar o Reading, da Inglaterra, Rafael Cabral enfrentou a difícil missão de substituir Fábio, grande ídolo do clube, que não teve o contrato renovado pela SAF do ex-jogador Ronaldo Nazário.

A pressão era ainda maior pelo fato de a Raposa disputar pelo terceiro ano consecutivo a Série B. Mas Cabral lidou bem com a tarefa e foi importante na campanha do retorno à elite nacional, coroada com o título da segunda divisão.

Com Rafael Cabral sob as traves, o Cruzeiro somou 78 pontos na Série B de 2022 – 13 a mais que o Grêmio, vice-campeão, e 16 de vantagem sobre Bahia e Vasco, terceiro e quarto colocados.

Em 2023, Cabral viveu bons e maus momentos no Cruzeiro. O time passou por dificuldades no Brasileirão, a ponto de lutar contra o rebaixamento, porém seguiu na elite (14º, com 47 pontos) e ainda obteve vaga na Sul-Americana.

Compartilhe