O técnico Fernando Seabra terá que mexer no ataque do Cruzeiro para enfrentar a Universidad Católica, do Equador, pela sexta e última rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. Isso porque Arthur Gomes se queixou de um incômodo muscular na coxa durante os treinos e não terá condições de entrar em campo na partida decisiva para as pretensões da Raposa na competição internacional.
Arthur será reavaliado novamente pelo departamento médico celeste nesta segunda-feira (27/5), na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, já que o elenco recebeu folga nesse domingo (26/5). Mesmo que não tenha lesão confirmada, o atacante será preservado.
Sem o camisa 11 à disposição para o duelo, Seabra deve mexer na formação. Isso porque a tendência é que o treinador mude o posicionamento de Álvaro Barreal, que vem atuando como meia pela esquerda, para suprir a ausência de Arthur.
Barreal vinha tendo boas apresentações improvisado como meio-campista. Ele tinha a responsabilidade de ajudar o lateral-esquerdo Marlon na recomposição sem bola e Arthur na fase ofensiva.
O ponta atuou dessa forma em duas das últimas três partidas. Apenas na vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Unión La Calera, do Chile, no Independência, pela quinta rodada da Sul-Americana, Barreal jogou como atacante. Nesse jogo, Arthur Gomes caiu pelo lado direito do campo.
Quem pode entrar na vaga de Arthur Gomes?
Seabra terá mais três treinos antes do duelo com a Católica para definir quem entrará na vaga de Arthur. O técnico tem duas opções mais prováveis: Gabriel Veron e Robert. O jovem João Pedro, de 21 anos, corre por fora na disputa.
O substituto do atacante, porém, deverá atuar pelo lado direito, já que Barreal será mantido na esquerda.
A informação sobre o incômodo sentido por Arthur Gomes foi antecipada pela Itatiaia e confirmada pelo No Ataque.
Desfalques da Raposa
Além de Arthur Gomes, o Cruzeiro não terá à disposição outros dois jogadores. O primeiro deles é o meia Mateus Vital, que passou por cirurgia no ombro direito após se machucar no triunfo celeste por 3 a 1 sobre o Vitória, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, em 28 de abril.
O segundo é Juan Dinenno. O centroavante estava em reta final de recuperação de edema na coxa esquerda, mas se queixou de dores no púbis durante os treinos da semana passada.
Ele foi reavaliado pelo departamento médico, que identificou uma lesão no local. A pubalgia será corrigida com uma cirurgia. O argentino poderá ser desfalque do Cruzeiro por até três meses.
Cruzeiro x Universidad Católica pela Sul-Americana
O Cruzeiro receberá a Universidad Católica nesta quinta-feira (30/5), às 21h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto vale a classificação direta às oitavas de final da Sul-Americana.
A Raposa está na segunda posição do Grupo B, com nove pontos, enquanto os equatorianos lideram, com 11.
Em caso de empate contra a Católica, o Cruzeiro chegará a 10 pontos e terá que passar pelos playoffs da competição. O mesmo vale para os visitantes em caso de derrota no Gigante da Pampulha.