Entre os 15 jogadores emprestados pelo Cruzeiro a outros times há dez promessas das categorias de base da Toca da Raposa. Alguns deles têm atuado com frequência nas novas equipes, enquanto outros ainda não ganharam espaço.
A lista é composta pelos zagueiros Weverton e Pedrão, os volantes Ian Luccas e Jhosefer, os meias Gui Meira e Vitinho e os atacantes Arthur Viana, Tevis, Fernando e João Pedro.
Fora as crias das categorias de base, citadas acima, os atletas emprestados são o lateral-direito Helibelton Palacios, o zagueiro Zé Ivaldo, o lateral-esquerdo Marlon e os volantes Fernando Henrique e Fabrizio Peralta.
Weverton e Pedrão
Weverton teve sequência no time principal do Cruzeiro apenas em 2021, quando tinha 18 anos – hoje o atleta tem 22. Na época, a Raposa disputava a Série B pela segunda temporada consecutiva. Ele ficou na Toca até o início de 2024, quando começou a ser emprestado para outros times.
Em 2025, atuou nove vezes pelo Betim, no Campeonato Mineiro, e agora está no Vila Nova. Weverton ainda não estreou pelo time goiano, mesmo tendo sido contratado em abril.
Situação diferente de Pedrão, que tem atuado como titular nos últimos jogos do Avaí. O zagueiro de 21 anos está em seu primeiro empréstimo e soma 18 jogos na temporada. Até 2024 o defensor ainda compunha o elenco Sub-20 do Cruzeiro. Ele nunca teve sequência na equipe principal da Raposa.
Ian Luccas e Jhosefer
Ian Luccas fez a maior parte da formação na Ferroviária, de São Paulo, mas se transferiu à Toca no Sub-20. Pelo Cruzeiro, atuou com frequência no profissional em 2023.
Na temporada seguinte, foi emprestado ao Goiás. Agora, em 2025, voltou à Ferroviária. O volante de 23 anos tem 25 jogos, dois gols e duas assistências neste ano.
Quem também está no primeiro empréstimo, assim como Pedrão, é o meio-campista Jhosefer. O jogador de 21 anos se transferiu ao América em fevereiro. Ele tem atuado com mais frequência nas últimas semanas, entrando no segundo tempo das partidas. O volante já atuou seis vezes em 2025.
Gui Meira e Vitinho
Uma promessa da Toca que foi emprestada antes de estrear pelo profissional foi Gui Meira. O meia de 20 anos poderia ter seguido no Sub-20 nesta temporada, mas pediu para ser cedido a outro clube em que teria mais minutagem.
Hoje, Gui Meira atua na Aparecidense, de Goiás. O atleta fez apenas seis jogos entre março e maio. Ele foi titular em duas oportunidades nesse período.
O meia Vitinho, que jogou várias partidas pelo profissional do Cruzeiro em 2024, está emprestado ao Goiás. Apesar de não ser titular, o atleta de 21 anos tem atuado com regularidade e participou de 16 jogos e três gols no ano.
Arthur Viana, Tevis, Fernando e João Pedro
Entre os quatro atacantes da lista, o que tem maior expectativa sobre ele é Tevis. O ponta de 19 anos foi ao Athletico Paranaense como compensação pelo empréstimo do zagueiro Mateo Gamarra, em negociação criticada por torcedores nas redes sociais.
Tevis chegou ao Furacão em fevereiro. Ele é um dos reservas que entram com frequência no time rubro-negro. O histórico do atacante é de 12 jogos, um gol e uma assistência pelo Athletico.
João Pedro, por outro lado, continua em Minas Gerais. O atacante de 22 anos, que até marcou em clássico no começo da carreira, foi emprestado ao Mirassol em 2024 e agora está no Tombense. Seu retrospecto é de 18 jogos, dois gols e três assistências na temporada.
Arthur Viana, de 21 anos, tem só sete jogos e nenhuma participação em gol pelo Ehime FC, do Japão. Ele fez três jogos na equipe principal do Cruzeiro em 2024, quando houve uma série de baixas no ataque.
Fernando, de 20 anos, está no Maringá, do Paraná. O atacante jogou só cinco partidas neste empréstimo, mas marcou gol em 18 de maio. No ano passado, o atacante foi emprestado à Ferroviária.
Números das promessas emprestadas pelo Cruzeiro
- Pedrão: 18 jogos pelo Avaí (15 como titular)
- Weverton: ainda não estreou pelo Vila Nova
- Ian Luccas: 25 jogos pela Ferroviária (16 como titular), dois gols e duas assistências
- Jhosefer: seis jogos pelo América (dois como titular)
- Gui Meira: seis jogos pela Aparecidense (dois como titular)
- Vitinho: 17 jogos pelo Goiás (dez como titular) e três gols
- Arthur Viana: sete jogos pelo Ehime FC (um como titular)
- Tevis: 12 jogos pelo Athletico (cinco como titular), um gol e uma assistência
- João Pedro: 18 jogos pelo Tombense (15 como titular), dois gols e três assistências
- Fernando: cinco jogos pela Ferroviária (todos como reserva) e um gol