EM UBERLÂNDIA

Como chegam Cruzeiro e Atlético-MG para o clássico pelo Brasileiro?

Eliminados na Copa do Brasil, Cruzeiro e Atlético-MG brigam pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, mas chegam ao clássico após sequências distintas
Foto do autor
Compartilhe

A Copa do Brasil é passado para Cruzeiro e Atlético-MG. Após a eliminação de ambos na noite dessa quarta-feira (31/5), para Grêmio e Corinthians, respectivamente, as atenções voltam ao Campeonato Brasileiro. Afinal, o aguardado clássico será neste sábado (3/6), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela nona rodada da Série A. A bola rola a partir de 18h30.

O jogo será longe de Belo Horizonte porque o Mineirão terá um show de música eletrônica na mesma data. Já o Independência receberá a partida entre América-MG e Corinthians no mesmo dia e horário do clássico. 

Com capacidade para 40 mil torcedores, o Parque do Sabiá é o palco do clássico escolhido pelo Cruzeiro. Mandante, o time celeste tem 31.875 ingressos à disposição. Já a torcida do Galo tem 5.625 bilhetes.

Cruzeiro busca reabilitação

O Cruzeiro não vence pelo Campeonato Brasileiro desde o dia 14 de maio, quando goleou o América-MG (4 a 0), no Independência, pela sexta rodada. 

Na sequência, o time celeste perdeu para o Cuiabá (1 a 0), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela sétima rodada, e, no último sábado (27/5), empatou com o Flamengo (1 a 1), no Maracanã, pela oitava rodada.  

O clássico com o Atlético-MG é a oportunidade para o Cruzeiro se reabilitar na competição e voltar ao G-4. Na sexta posição, a equipe de Pepa tem 13 pontos em 24 disputados. São quatro vitórias, um empate e três derrotas.

“Será um grande dérbi. É descansar rápido e viajar na sexta-feira (2/6). Seja Atlético-MG, seja quem for. São os três pontos. É o maior rival e não vamos fugir. [O clássico] Vale para a torcida, a cidade e o Estado. Temos que levar garra, gana e vontade de vencer. Neste aspecto, é como se fosse uma final”, analisa Pepa. 

O Cruzeiro terá quatro desfalques para o clássico: 

  • O lateral-esquerdo Kaiki está na Argentina defendendo a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20; 
  • O lateral-direito Wesley Gasolina faz um trabalho de recuperação de força na Toca da Raposa depois de uma cirurgia no joelho direito;
  • O volante Ramiro fez uma cirurgia no joelho direito na última terça-feira (30/5) e deve desfalcar o Cruzeiro em toda a temporada;
  • O atacante Rafael Bilu se recupera de uma cirurgia realizada no início de maio no tendão de aquiles da perna esquerda.

Bruno Rodrigues é dúvida

Principal jogador do Cruzeiro na temporada, o atacante Bruno Rodrigues é  dúvida para o Cruzeiro no clássico. Por causa de um edema no músculo posterior da coxa, ele foi poupado dos 45 minutos iniciais da partida com o Grêmio.

“Não posso falar sobre isso [disponibilidade para o clássico]. Tem que ver com a fisioterapia, com os médicos. Joguei no sacrifício [contra o Grêmio]. Desde o dia que cheguei aqui tentei dar o melhor. Vamos ver se sábado eu estarei preparado para jogar”, comentou após a eliminação na Copa do Brasil.

Atlético-MG quer manter série invicta

O Atlético-MG está invicto no Campeonato Brasileiro há quatro jogos, com três vitórias e um empate nos últimos confrontos. A última derrota do Galo na Série A foi contra o líder Botafogo (2 a 0), no dia 7 de maio, no Estádio Nilton Santos, pela quarta rodada. 

A série positiva começou no dia 10 de maio com a goleada diante do Cuiabá (4 a 0), na Arena Pantanal, na quinta rodada. Depois, o Galo bateu o Internacional (2 a 0), no Mineirão, na sexta rodada. 

A terceira vitória seguida veio diante do Coritiba (2 a 1), no Couto Pereira, pela sétima rodada. No último domingo (28/5), a equipe de Coudet empatou com o Palmeiras (1 a 1), no Gigante da Pampulha, pela oitava rodada. 

O time de Eduardo Coudet está em quarto lugar na tabela, com 14 pontos. São quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. 

Enquanto o Cruzeiro tem foco total no Campeonato Brasileiro, o Galo agora divide as atenções entre a Série A e a Copa Libertadores. Depois do clássico em Uberlândia, o Atlético-MG terá uma partida decisiva no Peru diante do Alianza Lima, pela quinta rodada da fase de grupos.

“Infelizmente, a gente não conseguiu [classificação na Copa do Brasil]. Coletivamente, não conseguimos o nosso objetivo, que era a classificação, mas tudo é aprendizado. Não tem como voltar atrás agora, é focar já no Brasileiro, temos um grande clássico no sábado e depois uma grande final lá no Peru para que a gente possa ganhar, com fé em Deus, e se manter vivo na Libertadores”, analisou o atacante Hulk. 

O Atlético-MG terá quatro desfalques para o clássico: 

  • O volante Allan está no departamento médico desde março por causa de uma fratura por estresse na coluna. Além disso, ele pode ser vendido para o Flamengo;
  • O meio-campista Zaracho está suspenso, porque também recebeu um terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras;
  • O atacante Alan Kardec não entra em campo desde outubro de 2002 por causa de uma hérnia de disco. Ele faz um trabalho de aprimoramento físico na Cidade do Galo;
  • O atacante Pavón está suspenso, pois recebeu um terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras.
Compartilhe