TÊNIS

Bia Haddad vence espanhola e é 1ª brasileira nas quartas de Roland Garros em 55 anos

Bia Haddad repete Maria Esther Bueno e se classifica para as quartas de final de Roland Garros; agora, vai enfrentar a tunisiana Ons Jabeur
Foto do autor
Compartilhe

A paulista Bia Haddad se tornou a primeira brasileira a chegar às quartas de final de Roland Garros desde 1968. Ela repete Maria Esther Bueno, que há 55 anos alcançou essa fase do torneio no saibro francês.

A partida desta segunda-feira (5/6), na quadra Suzanne Lenglen, teve 3 horas e 51 minutos de duração. Atual número 14 do mundo, a brasileira venceu a espanhola Sara Sorribes Tormo, 132ª colocada do ranking da WTA, de virada: 2 a 1, com parciais de 6/7 (3/7), 6/3 e 7/5.

Bia já tinha encerrado jejum de 44 anos sem uma tenista brasileira nas oitavas de final de Roland Garros. Se passar às semifinais, ela vai se igualar a outra marca histórica de Maria Esther Bueno, última brasileira a chegar entre as quatro melhores de um Grand Slam. Em 1968, Maria Esther alcançou a semifinal do US Open, em Nova York.

Bia na semifinal de Roland Garros

Não deverá fácil para Bia Haddad chegar à semifinal em Paris. Na próxima fase, ela vai encarar a tunisiana Ons Jabeur, número 7 do mundo, que eliminou a estadunidense Bernarda Pera por 2 a 0 (6/3 e 6/1), em 1 hora e 3 minutos de jogo.

Nas duas vezes em que as duas se enfrentaram no circuito profissional, Ons Jabeur levou a melhor. A primeira foi em Joue-Les Tours, na França, em 2016, e a segunda pelo WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha, neste ano, também pelas quartas de final.

Compartilhe