O Brasil volta a quadra na Liga das Nações Masculina de Vôlei, a VNL, nesta quarta-feira (26/6). A Seleção Brasileira de Bernardinho enfrentará a China a partir das 18h (de Brasília), na Now Arena, em Hoffman Estates, nas proximidades de Chicago, nos Estados Unidos, pela segunda semana da competição. O No Ataque traz, a seguir, onde assistir à partida e mais detalhes.
Na primeira fase da VNL, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a Seleção masculina faturou três vitórias e amargou uma derrota. Na estreia, bateu o Irã, por 3 sets a 0. No segundo jogo, perdeu para Cuba por 3 sets a 2. No terceiro, bateu a Ucrânia no tie-break, de virada. E, no quarto, atropelou a Eslovênia por 3 sets a 0.
No primeiro jogo da segunda fase da Liga das Nações, nos Estados Unidos, a Seleção de Bernardinho brilhou e bateu o Canadá por 3 sets a 0, nessa quarta-feira (25/6).
A China também disputou a primeira semana da VNL masculina em casa – na cidade de Xi’an. Nos quatro jogos da etapa inicial, a seleção asiática perdeu dois jogos – para Japão e Turquia, ambos por 3 sets a 0 – e venceu dois – contra a Sérvia, por 3 sets a 0; e a Holanda, por 3 sets a 1.
No primeiro jogo da segunda fase da Liga das Nações, nos EUA, a Seleção Chinesa perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 2. nessa quarta-feira.
Em busca do bi
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei está em busca do bicampeonato da competição, criada em 2018. A equipe nacional conquistou o título em 2021, sob o comando de Renan dal Zotto. No entanto, nas últimas três edições, o Brasil parou nas quartas de final.
A Liga das Nações substitui a Liga Mundial, que foi disputada entre 1990 e 2017. O Brasil foi o maior campeão do torneio, com nove títulos conquistados.
Reformulação da Seleção de Bernardinho
Esta é a primeira competição da Seleção após a frustrante eliminação nas quartas de final da Olimpíada de Paris 2024, contra os Estados Unidos. Foi a segunda vez seguida que a equipe nacional terminou sem medalha nos Jogos.
Cinco dos 12 jogadores convocados por Bernardinho na França não foram chamados para a Liga das Nações – incluindo o capitão e lendário levantador Bruninho e o central Lucão, campeões olímpicos nos Jogos do Rio 2016. Além da dupla, o ponteiro Leal, o central Isac e o líbero Thales ficaram de fora e devem ter encerrado seu ciclo na Seleção.
Os oito remanescentes são o levantador Cachopa, os ponteiros Adriano, Lucarelli – único campeão olímpico que restou, mas que ainda não tem condições de jogo -, Honorato e Lukas Bergmann, os opostos Alan e Darlan e o central Flávio.
Brasil x China: onde assistir
O duelo entre Brasil e China, pela Liga das Nações Masculina de Vôlei, será transmitido por SporTV 2 (TV fechada) e Volleyball World TV (streaming).
Os 14 relacionados por Bernardinho para o confronto
- Líberos: Alê Elias e Maique
- Levantadores: Brasília e Cachopa
- Opostos: Alan e Darlan
- Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann E mAICON
- Centrais: Flavio, Judson e Thiery
Os três que ficaram de fora
O ponteiro Lucarelli – ainda sem condições físicas de jogo -, o central Matheus Pinta e o oposto Chizoba – ambos cortados por opção técnica de Bernardinho – estão com o grupo do Brasil nos Estados Unidos, mas não foram relacionados para a partida contra a China.
Jogos da segunda fase da VNL masculina
- 25 de junho (quarta-feira) – Brasil 3 x Canadá 0
- 26 de junho (quinta-feira) – Brasil x China – 18h
- 28 de junho (sábado) – Brasil x Itália – 18h
- 29 de junho (domingo) – Brasil x Polônia – 18h