Na briga por três grandes títulos na temporada, o Atlético terá em junho a oportunidade de construir uma “arrancada” na Série A do Campeonato Brasileiro. Sem compromissos nos mata-matas, o Galo terá sete jogos do Brasileirão neste mês que se inicia. A seguir, o No Ataque destrincha o calendário alvinegro.
As últimas semanas foram de certo nível de oscilação por parte do Atlético. Nas derrotas diante de Peñarol-URU (2 a 0) e Sport (1 a 0), o time comandado por Gabriel Milito esteve distante de seu melhor nível e ficou devendo.
Apesar disso, com goleada diante do Caracas-VEN (4 a 0) na última terça-feira (28/5), o Galo se reabilitou e deu o primeiro passo para a retomada do bom futebol que apresentou nos primeiros compromissos com Milito. Ainda que se pese, é claro, a fragilidade do adversário venezuelano.
Com quatro jogos na Arena MRV em junho, o Atlético terá a chance de somar pontos no Campeonato Brasileiro e se posicionar, de fato, como um dos postulantes ao principal título nacional. A segunda metade do mês será de grande exigência física aos atletas, já que o Galo terá cinco jogos em um intervalo de 14 dias.
Em sétimo lugar na competição nacional, com nove pontos, o time mineiro busca dar “salto” na tabela ao longo das próximas semanas. Veja o calendário alvinegro em junho detalhado a seguir.
O calendário do Atlético em junho
- 2/6, às 16h – Atlético x Bahia – Arena MRV – 7ª rodada
- 11/6, às 21h30 – RB Bragantino x Atlético – Nabi Abi Chedid – 8ª rodada
- 17/6, às 21h30 – Atlético x Palmeiras – Arena MRV – 9ª rodada
- 20/6, às 18h30 – Vitória x Atlético – Barradão – 10ª rodada
- 23/6, às 18h30 – Atlético x Fortaleza – Arena MRV – 11ª rodada
- 26/6, às 21h30 – Internacional x Atlético – Beira-Rio – 12ª rodada
- 30/6, às 11h – Atlético x Atlético-GO – Arena MRV – 13ª rodada
O Atlético também terá de lidar com baixas importantes no elenco durante o mês de junho. O lateral-esquerdo Guilherme Arana (Brasil) e o volante Alan Franco (Equador) foram convocados pelas respectivas seleções para a disputa da Copa América, com amistosos preparatórios já na próxima Data Fifa (3 a 11 de junho).
O atacante Eduardo Vargas foi convocado para os amistosos da Seleção Chilena. Ele também deve integrar o grupo que disputará a Copa América com “La Roja”.
Com desfalques de peso, o Galo também dará atenção especial à recuperação de atletas lesionados ao longo do mês. O volante Paulo Vitor é quem está em estágio mais avançado, em transição física após procedimento cirúrgico no tornozelo esquerdo.
O lateral-esquerdo/meio-campista Rubens e o volante Otávio, por outro lado, estão mais distantes de um retorno aos gramados. O primeiro teve ruptura do ligamento colateral medial e uma lesão parcial do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, enquanto o segundo se recupera de uma ruptura de tendão na região posterior da coxa esquerda.
O primeiro compromisso do Atlético na “maratona” de junho é contra o Bahia, neste domingo (2/6), a partir das 16h. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte.