CAMPEONATO BRASILEIRO

Fortaleza x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações do jogo pela Série A

Segunda partida do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro será fora de casa, contra o Fortaleza; equipes medirão forças no Castelão
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Depois de uma estreia intensa, com vitória de virada por 3 a 2 sobre o Botafogo, o Cruzeiro terá seu primeiro compromisso fora de casa no Campeonato Brasileiro. A Raposa enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira (17/4), a partir das 20h, no Castelão, em Fortaleza, pela segunda rodada da Série A.

O momento do Cruzeiro é de transição. Novo técnico celeste, Fernando Seabra tem apenas dois jogos à frente da equipe. Além do triunfo diante do Glorioso, o treinador esteve à beira do campo no vexatório empate por 3 a 3 com o Alianza, da Colômbia, dentro do Mineirão, na quinta-feira passada.


Nesse dia, a Raposa abriu três gols de vantagem com menos de 20 minutos, mas cedeu o empate nos acréscimos da etapa final. A partida da segunda rodada da Copa Sul-Americana ficou marcada pelos protestos da torcida ao elenco estrelado e à diretoria do clube.

Com a vitória sobre o Botafogo, a pressão diminuiu. E para o duelo com o Fortaleza, o retrospecto pode ser um ponto a favor. Em novembro de 2023, o Cruzeiro venceu o Tricolor por 1 a 0, também no Castelão. O time era comandado por uma comissão interinada formada pelo diretor técnico Paulo Autuori e pelo então treinador do elenco Sub-20, Fernando Seabra.

Tabela do Brasileirão

Cruzeiro (2º) e Fortaleza (4º) estão empatados com três pontos, mas separados por duas posições na tabela. A Raposa leva vantagem na classificação porque marcou mais gols na primeira rodada (3 x 2). O Leão estreou com vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi.

Fortaleza x Cruzeiro: onde assistir

Jogo entre Fortaleza e Cruzeiro será transmitido na TV fechada, pelo Premiere, e na internet, pela Globoplay.

Fortaleza x Cruzeiro: prováveis escalações

Fortaleza

O torcedor do Leão está empolgado com os reforços anunciados na janela de transferências interna de abril. O clube confirmou as chegadas do lateral-esquerdo Felipe Jonatan, do meia Emmanuel Martínez e do atacante Renato Kayzer. Contudo, apenas os dois últimos têm condições legais de jogo.

Martínez e Kayzer foram regularizados no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, devem começar a partida no banco de reservas.

Juan Pablo Vojvoda deve mudar apenas uma peça em relação ao time que venceu o São Paulo. O técnico pretende dar mais minutos a Tinga na lateral direita. Para isso, Kuscevic deve ser sacado da equipe, que atuou na formação com três zagueiros.

Ainda sem contar com Calebe, com lesão na coxa esquerda, o Vojvoda deve dar nova oportunidade a Pochettino no meio-campo.

No ataque, Marinho, Lucero e Yago Pikachu serão os titulares. Moisés deve ser novamente preterido da escalação inicial.

  • Escalação do Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Hércules, Zé Welison e Pochettino; Yago Pikachu, Imanol Machuca e Lucero
  • Desfalques do Fortaleza: Calebe (lesão na coxa esquerda) e Rossetto (edema na coxa esquerda)

Cruzeiro

O Cruzeiro teve uma péssima notícia nessa segunda-feira (15/4). Juan Dinenno, que havia sido preservado do embate contra o Botafogo devido a um incômodo muscular, teve constatada uma lesão no adutor da coxa esquerda. Além disso, o centroavante teve fratura nos ossos do nariz, decorrente de um trauma sofrido no empate por 3 a 3 com o Alianza, da Colômbia, pela Sul-Americana.

Em negociações para deixar o Cruzeiro, Rafael Cabral também não está entre os relacionados. Assim como o atacante argentino, o goleiro não participou do triunfo sobre o Glorioso. Anderson fez sua estreia na meta celeste nesta temporada.

Grande preocupação da torcida celeste, Matheus Pereira foi relacionado pelo técnico Fernando Seabra e viajou com o grupo para o Ceará. No entanto, a situação do meio-campista ainda requer atenção especial.

O camisa 10 recebeu entrada violenta do zagueiro Alexander Barboza, do Botafogo, no tornozelo esquerdo e deixou o Mineirão com dores no local. No dia seguinte, passou por avaliação do departamento médico, que não identificou lesão.

Dessa forma, Pereira foi liberado para o jogo, mas pode ser preservado por Seabra. O treinador já pensa na gestão do elenco para o clássico contra o Atlético, no sábado (20/4), às 21h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela terceira rodada.

Seabra fará mudanças na equipe?

O No Ataque apurou que Seabra deve manter os mesmos jogadores que foram titulares contra o Botafogo. Surpresa na escalação, o volante Ramiro foi muito bem avaliado pela comissão técnica internamente. O mesmo ocorreu com o atacante Rafa Silva, autor de um dos gols.

A única dúvida do treinador para definir o time é quanto a situação de Matheus Pereira. Se o meia apresentar evolução no quadro e o inchaço no tornozelo diminuir, ele iniciará a partida. Entretanto, caso não tenha condições, o substituto natural é Mateus Vital.

  • Escalação do Cruzeiro: Anderson; Willian, Neris, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Rafa Silva
  • Desfalques do Cruzeiro: Japa (transição física após lesão no pé direito), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo) e Juan Dinenno (lesão muscular no adutor da coxa esquerda e fratura de ossos do nariz)

Fortaleza x Cruzeiro: personagens

  • Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza: “É importante começar forte e bem o Brasileiro, um campeonato longo, onde é normal todos os times oscilarem. Por isso um começo forte, pontuando, ajuda na parte final da competição.”
  • Rafael Elias, atacante do Cruzeiro: “As pessoas falam muitas coisas, começam a implantar várias coisas dentro do nosso grupo, mas o nosso grupo não tem crise, ninguém rachado. Ninguém fala mal de ninguém, nosso grupo é trabalho é isso aqui ó, entrega, dedicação, tem muita coisa pela frente, muita coisa. Eu tenho certeza que a gente vai dar muita alegria pra torcida e principalmente pra nós mesmos.”

Fortaleza x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
  • Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
  • VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
Compartilhe