O técnico Enderson Moreira apontou qual é a principal dificuldade que ele enfrenta ainda neste início de trabalho no comando do América. Há pouco mais de 20 dias à frente do Coelho, o comandante explicou que as ideias não foram completamente implantadas e que isso reflete no jogo apresentado dentro de campo. Em contrapartida, outras equipes já estão acostumadas com os treinadores.
Implantar uma filosofia de jogo no futebol demanda algum tempo. Por isso, muitos clubes apostam nos trabalhos a longo prazo, já que aquele técnico que tem pouco tempo não costuma mostrar tanto resultado sem as ideias estarem bem alinhadas com os jogadores.
Enderson Moreira assumiu o América em 5 de junho. O treinador tem pedido “paciência” para construir a relação com os atletas e colocar o estilo de jogo em prática. Desde que ele chegou, foram quatro jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota. Para ele, a equipe ainda tem pontos a serem melhorados.
“A grande maioria dos jogadores são jovens, que estão vivenciando um protagonismo agora. São jogadores que estão buscando espaço, mas são talentosos. Acho que a equipe tem muito a crescer ainda. Eu ainda estou num período de colocar as minhas ideias e ter consciência também que nem tudo vai sair da maneira que eu penso sobre futebol, porque é muito pouco tempo. O trabalho de um treinador demanda tempo, prazos”, falou em entrevista após a vitória por 2 a 1 sobre o CRB, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
O técnico apontou que a grande dificuldade é bater de frente com técnico que já estão a mais tempo no comando de suas equipes.
“A gente enfrenta equipes com treinadores que estão desde o início da temporada, então eles têm muito mais argumento, mais conhecimento dos atletas, de poder extrair o máximo de cada um. Eu estou no processo ainda de conhecimento, de ver onde cada atleta pode funcionar melhor. Mas eu acho que a gente tem feito boas partidas, consistentes. Então a gente tem que ter muita tranquilidade de não se entusiasmar muito e saber que é um campeonato extremamente difícil”
América na Série B
O América segue focado no objetivo principal da temporada: o acesso à Série A. Contudo, o time se viu distante da meta e precisou recalcular a rota. A demissão do técnico William Batista, no início de junho, deu lugar a Enderson Moreira, um velho conhecido do Coelho.
O time conseguiu retomada nas últimas rodadas e já são três jogos sem perder. O América ocupa a sétima posição, com 20 pontos, mas ainda pode perder colocações a depender dos resultados da rodada.