A primeira amostra sem o artilheiro não foi das melhores. Em uma tarde pouco inspirada neste sábado (3/2), o América criou pouco e ficou só no empate por 0 a 0 com o Itabirito, no Independência, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Este foi o teste inicial da equipe do técnico Cauan de Almeida sem Gonzalo Mastriani. Golador do Estadual com impressionantes seis gols em duas partidas, o uruguaio deixou o CT Lanna Drumond e acertou com o Athletico-PR.
Ricardo Marques substituiu o artilheiro e mostrou movimentação. Arriscou finalizações e dribles, mas não conseguiu mudar a tônica do setor ofensivo americano no Horto.
Do outro lado, o Itabirito foi superior na etapa inicial e quase inaugurou o marcador – salvador, Ricardo Silva limpou o perigo em cima da linha. No segundo tempo, o time do interior – que mandou o jogo no Independência – limitou-se a defender. E defendeu muito bem.
Classificação do Mineiro
Com o resultado, o América perde os 100% no Mineiro, mas se mantém na liderança do Grupo C. Agora, o time tem sete pontos.
Já o Itabirito chega aos quatro. A equipe está momentaneamente na terceira posição do Grupo A, o mesmo do Cruzeiro.
Próximos jogos
América e Itabirito voltam a campo pela quarta rodada do Mineiro no meio da próxima semana. O Coelho recebe o Uberlândia, na quarta-feira (7/2), no Independência. A bola rola às 19h.
Na quinta (8/2), o Itabirito visita o Pouso Alegre. O jogo está marcado para 19h30, no Manduzão.
O jogo
O América do primeiro tempo não foi sombra daquele que goleou impiedosamente Pouso Alegre (6 a 0) e Ipatinga (6 a 1) nas duas rodadas iniciais. Sem o artilheiro Gonzalo Mastriano, o Coelho criou pouco e finalizou menos ainda.
Não à toa, o primeiro chute certo do time no jogo foi só aos 36. Renato Marques, o substituto do uruguaio, arriscou de fora da área e parou em boa defesa de Elias.
Falta de criatividade à parte, o mau desempenho americano também se deveu à intensidade de marcação do Itabirito. O time do interior, capitaneado pelo lateral-esquerdo Bryan (ex-América e Cruzeiro), cedeu poucos espaços e se arriscou a marcar alto em alguns momentos.
E a coragem quase foi recompensada. O Itabirito criou as melhores oportunidades da primeira etapa e chegou a acertar o travessão do América com Rayan, aos 35. Ricardo Silva, salvador, afastou o perigo com a cabeça, em cima da linha.
Segundo tempo
O controle do jogo passou para o lado americano na etapa final. Ainda que não fosse um domínio ofensivo avassalador, o Coelho passou a reter mais a bola (chegou a ter quase 70% no segundo tempo) e a criar com qualidade. Nesse cenário, a equipe do técnico Cauan de Almeida quase abriu o placar aos sete minutos, mas Elias fez grandes defesas em sequência.
Sem tantas saídas, o América buscou soluções no banco de reservas. Varanda e Matheusinho entraram no ataque para tentar furar o bloqueio adversário. Mas nada parecia dar certo para a equipe de Belo Horizonte.
No fim das contas, a sólida defesa do Itabirito levou a melhor sobre a insistência americana e arrancou um precioso ponto no Independência.
ITABIRITO 0 X 0 AMÉRICA
Itabirito: Elias; Lucas Mota, Ryan, Lucas Costa e Bryan; Gustavo Crecci (Bruno Menezes, aos 26 do 2ºT), Fabrício Bigode e Rondinelly (Denis Germano, aos 15 do 2T); Branquinho (Dudu, aos 15 do 2T), Da Silva (Rafael Pavani, aos 26 do 2T) e Johnatan Cardoso. Técnico: Marcelo Caranhato.
América: Dalberson; Matheus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon (Nicolas, aos 30 do 2T); Alê, Juninho e Moisés (Rodriguinho, aos 37 do 2T); Vitor Jacaré (Matheusinho, aos 30 do 2T), Felipe Azevedo (Rodrigo Varanda, aos 18 do 2T) e Renato Marques (Adyson, aos 37 do 2T). Técnico: Cauan de Almeida.
Motivo: terceira rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 3 de fevereiro de 2024, às 16h30
Cartões amarelos: Da Silva, Gustavo Crecci e Denis Germano (Itabirito); Ricardo Silva, Renato Marques, Marlon e Nicolas (América)
Árbitro: Hieger Tulio Cardoso (MG)
Auxiliares: Magno Arantes Lira (MG) e Weyder Marques Borges (MG)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)