CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro x Atlético: onde assistir, horário e escalações pela final do Mineiro

Raposa e Galo decidem taça do Estadual em 100º clássico neste século neste domingo, no Mineirão; veja também arbitragem, desfalques e mais
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

É dia de conhecer o campeão do Campeonato Mineiro de 2024! Neste domingo (7/4), a partir das 15h30, Cruzeiro e Atlético se enfrentam no Mineirão em busca da taça do Estadual. O No Ataque traz as principais informações do clássico: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, arbitragem, declarações e mais.

Antes da decisão, os times entraram em campo na quinta-feira. A Raposa ficou no empate por 0 a 0 com a Universidad Católica, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, pela primeira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.

Já o alvinegro goleou o Caracas por 4 a 1 no Estádio Olímpico De La Universidad Central da Venezuela, em Caracas, pela estreia no Grupo G da Copa Libertadores.

Vantagem celeste na final

Os rivais ficaram no empate por 2 a 2 na ida da final, na Arena MRV, no sábado passado. Os donos da casa chegaram a abrir dois gols de vantagem, com Bruno Fuchs e Hulk, mas viram a Raposa igualar o placar com Jemerson (contra) e Dinenno, já nos acréscimos do segundo tempo.


Como fez a melhor campanha da primeira fase, o time celeste fica com o título do Estadual em caso de novo empate. O clube celeste já venceu a competição em 38 oportunidades, sendo a última delas em 2019.

Para isso, o Cruzeiro vai contar com o apoio de mais de 60 mil torcedores no Mineirão e pode, inclusive, bater o recorde de público desde a reinauguração do estádio, em 2013. Essa será a primeira vez em que o Gigante da Pampulha terá torcida única no clássico desde então. 

O maior número de torcedores presentes neste período foi de 61.573 torcedores, na vitória do Atlético por 4 a 3 sobre o RB Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro de 2021.

Já o Galo precisa da vitória para levantar a taça pela 49ª vez e conquistar o pentacampeonato – sequência que não ocorre desde a década de 1980. 

100º clássico no século

Além de envolver a disputa de um título, a partida deste domingo terá uma marca especial, já que será o 100º clássico entre os rivais no século 21. Ao longo de 99 jogos, melhor para a Raposa que venceu em 40 oportunidades, contra 31 triunfos alvinegros, além de 28 empates. 

Romero e Hulk se cumprimentam antes do jogo de ida da final do Mineiro entre Atlético e Cruzeiro - (foto: Divulgação/FMF)
Romero e Hulk se cumprimentam antes do jogo de ida da final do Mineiro entre Atlético e Cruzeiro(foto: Divulgação/FMF)

Cruzeiro x Atlético: onde assistir à final do Mineiro

A partida entre Raposa e Galo terá transmissão nos canais fechados e abertos da TV Globo.

  • Globo
  • SporTV
  • Premiere

Cruzeiro x Atlético: prováveis escalações

Cruzeiro

A principal dúvida na escalação do Cruzeiro é a presença do zagueiro Zé Ivaldo, que se queixou de dores na coxa esquerda no empate por 0 a 0 com a Universidad Católica. Assim como todo o restante do elenco, o defensor foi relacionado, mas segue como possível ausência no time titular. Caso não possa atuar, a tendência é que seja substituído por Neris.

A Raposa tem três desfalques confirmados, todos por lesão. São eles o meio-campista Japa e os atacantes Rafael Bilu e Gabriel Veron. Também peça do setor ofensivo, João Pedro está afastado por indisciplina e não vai disputar o clássico.

Por outro lado, Larcamón tem duas boas notícias. Os atacantes Arthur Gomes e Juan Dinenno, que não foram relacionados para o duelo em Quito, retornam à equipe.

O primeiro ficou no Brasil para acompanhar o nascimento do filho, enquanto o segundo apresentou desgaste muscular após o primeiro jogo da final. Contudo, o  centroavante não deve ser problema.

  • Escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; João Marcelo, Zé Ivaldo e Lucas Villalba; William, Lucas Romero, Filipe Machado e Marlon; Matheus Pereira, Juan Dinenno e Arthur Gomes
  • Desfalques do Cruzeiro: Japa (lesão ligamentar no pé direito), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo) e Gabriel Veron (lesão no pé direito)

Atlético

O Atlético, por sua vez, deve ter duas alterações em relação ao time que goleou o Caracas por 4 a 1. Poupados, o zagueiro Mauricio Lemos e o meio-campista Zaracho ficaram no banco de reservas, mas são considerados titulares da equipe. No entanto, há dúvidas em relação a qual atleta será substituído para a entrada do defensor.

Isso porque o técnico Gabriel Milito utilizou apenas dois zagueiros de ofício na Venezuela, diferentemente da primeira partida da final do clássico. Portanto, Lemos poderá entrar no lugar do zagueiro Jemerson ou do meia-atacante Alisson. Zaracho, por sua vez, deverá tomar a vaga de Alan Franco.

Assim como o rival, o Galo tem três desfalques por lesão: o lateral-esquerdo Rubens, o volante Edenilson e o meia-atacante Brahian Palacios.

  • Escalação do Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Jemerson (Alisson) e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho e Igor Gomes; Paulinho e Hulk
  • Desfalques do Atlético: Rubens (fratura na mão direita), Edenilson (luxação no cotovelo esquerdo) e Brahian Palacios (lesão na coxa direita)

Cruzeiro x Atlético: os personagens

  • Larcamón, técnico do Cruzeiro: “Contente com o ponto (na Sul-Americana) e principalmente agora com o foco em 100% no domingo, que teremos um encontro importante com nossa torcida para coroar o título do Estadual, que é muito importante pra gente”.
  • Paulinho, atacante do Atlético: “Uma vitória muito importante, fora de casa, em uma competição que é a mais importante do continente. Com certeza nos dá muita confiança para chegar domingo e fazer mais um belo jogo, uma bela partida durante os 90 minutos para sairmos com o pentacampeonato, que vai ser histórico para o Galo.”

Cruzeiro x Atlético: arbitragem na final do Mineiro

  • Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza-SP
  • Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa-SP e Nailton Junior de Sousa Oliveira-CE
  • VAR: Jose Claudio Rocha Filho-SP
Compartilhe