COPA LIBERTADORES

Atlético repete feito de 2013 e pode se classificar na Libertadores na próxima rodada

Invicto com Milito, Atlético teve "início perfeito" na Libertadores; classificação como 1° do Grupo G pode ser garantida na próxima rodada
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético segue deixando boas impressões sob o comando do argentino Gabriel Milito. Com cinco vitórias e três empates desde a chegada do novo treinador, o Galo dá indícios de que pode conquistar grandes títulos na temporada – mas o caminho ainda é longo. Para os supersticiosos, uma boa notícia: na Copa Libertadores, o clube mineiro repetiu feito do histórico ano de 2013. Em virtude desse início avassalador, o time alvinegro pode se classificar às oitavas de final do torneio continental já na próxima rodada do Grupo G.

Após 13 anos sem disputar a “Glória Eterna”, o Atlético voltou a jogar a Libertadores em 2013, sob a batuta do astro Ronaldinho Gaúcho. Encantando o continente no retorno, o Galo abriu a participação na fase de grupos daquele ano com três vitórias: contra São Paulo (2 a 1), Arsenal de Sarandí-ARG (5 a 2) e The Strongest-BOL (2 a 1).

Os alivnegros ainda iriam além, emendando novas vitórias contra The Strongest e Arsenal no returno, com os mesmos placares dos confrontos de ida. Foram 15 pontos – de 15 possíveis – naquele pontapé inicial histórico, que terminaria com título inédito, guardado na memória dos atleticanos.

Mais de uma década depois, o Atlético segue sonhando com o bicampeonato da Glória Eterna. O início com Milito também foi avassalador, com vitórias sobre Caracas-VEN (4 a 1), Rosario Central-ARG (2 a 1) e Peñarol-URU (3 a 2).

O aproveitamento registrado em 2013 e 2024 é o melhor da história do Galo nos três primeiros jogos da Libertadores, entre todas as edições disputadas. E o próximo passo pode ser dado já no compromisso seguinte.

Paulinho comemora mais um gol pelo Atlético na Libertadores - desta vez, contra o Peñarol - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Paulinho comemora mais um gol pelo Atlético na Libertadores – desta vez, contra o Peñarol(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Atlético pode se classificar às oitavas da Libertadores na próxima rodada

Na quarta rodada do Grupo G da Libertadores, o Atlético visitará o Rosario Central no Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argetina, às 19h do dia 7 de maio (uma terça-feira). No mesmo horário, o Caracas receberá o Peñarol no Estádio Olímpico da UCV, em Caracas, na Venezuela.

Classificação do Grupo G da Copa Libertadores

  • 1° – Atlético: 9 pontos (3V, 0E, 0D, 5SG)
  • 2° – Rosario Central: 4 pontos (1V, 1E, 1D, 0SG)
  • 3° – Peñarol: 3 pontos (1V, 0E, 2D, 3SG)
  • 4° – Caracas: 1 ponto (0V, 1E, 2D, -8SG)

*V = vitórias; E = empates; D = derrotas; SG = saldo de gols.

O Galo depende apenas de si para confirmar avanço às oitavas de final do principal torneio do continente. Com uma vitória diante do Rosario Central, o time de Gabriel Milito terá lugar assegurado na próxima fase da Libertadores – garantindo, inclusive, a liderança do Grupo G em caso de tropeço do Peñarol (empate ou derrota).

Um empate diante do Rosario também confirma a classificação alvinegra, ao menos como vice-líder da chave. O Atlético chegaria aos 10 pontos e, em virtude dos confrontos restantes no Grupo G, ficaria no mínimo com o segundo lugar.

Invicto sob o comando de Gabriel Milito, o time mineiro se vê com reais possibilidades de assegurar o primeiro lugar geral da fase de grupos da Copa Libertadores. Alcançar esse feito possibilitaria ao Galo decidir todos os mata-matas até a semifinal na condição de mandante, na Arena MRV.

Compartilhe