O Bolívar assumiu a liderança do Grupo E da Copa Libertadores, o mesmo do Flamengo, ao ganhar do Palestino por 4 a 0. O confronto foi realizado nesta quinta-feira (4/4), no Estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile.
O brasileiro Francisco da Costa, que jogou em Minas Gerais pelo Tombense, marcou os dois primeiros gols da partida. Ele abriu o placar de pênalti, aos 26 minutos, e ampliou de cabeça, aos 33.
No segundo tempo, aos 17 minutos, o também brasileiro Bruno Sávio, revelado nas categorias de base do América, fez 3 a 0 ao ficar com o rebote da própria cobrança de pênalti.
O quarto gol do Bolívar contou com assistência de Bruno Sávio para Ramiro Vaca, aos 37 da etapa final.
Assista aos gols de Palestino 0 x 4 Bolívar
Brasileiros no Bolívar
A dupla brasileira chegou ao Bolívar em 2022. Desde então, Francisco contabilizou 47 gols em 72 jogos, enquanto Sávio marcou 27 vezes em 65 partidas. Juntos, eles venceram o Campeonato Boliviano de 2022.
Em meio ao vínculo com Bolívar, os atacantes jogaram por empréstimo em outros países. Da Costa esteve no Atlético Nacional, da Colômbia, e Bruno representou o Al-Ahly, do Egito.
Classificação do Grupo E da Copa Libertadores
- Bolívar – 3 pontos
- Flamengo – 1 ponto
- Millonarios – 1 ponto
- Palestino – 0 ponto
Próximos jogos na Libertadores
- Flamengo x Palestino – 10/4 (quarta), às 21h30
- Bolívar x Millonarios – 11/4 (quina), às 19h
Formato da competição
Copa Libertadores 2024
A Copa Libertadores 2024 começou com 47 clubes. Antes dos grupos, o torneio teve três fases:
- Primeira fase: 6 equipes (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela)
- Segunda fase: 16 equipes (duas do Brasil, duas do Chile, duas da Colômbia, uma da Argentina, uma do Uruguai, uma do Peru, uma da Bolívia, uma da Venezuela, uma do Paraguai e uma do Equador, além dos três clubes da fase 1)
- Terceira fase: oito equipes (todas classificadas da fase 2)
Na fase de grupos da Copa Libertadores, 32 times (28 diretamente classificados e quatro oriundos da fase 3) jogam seis rodadas em turno e returno.
Os dois melhores avançam às oitavas de final, enquanto os times eliminados em terceiro vão para os playoffs contra os segundos das chaves da Copa Sul-Americana.
Oitavas de final, quartas e semifinais da Libertadores ocorrerão em duas partidas em agosto, setembro e outubro. Já a decisão será em jogo único e em campo neutro, em 30 de novembro.
O campeão da Copa Libertadores se classifica para quatro competições:
- Copa Intercontinental de 2024
- Recopa Sul-Americana de 2025
- Copa Libertadores de 2025
- Mundial de Clubes da Fifa de 2025