Renan Oliveira viveu bons momentos com a camisa do América. Nas duas passagens pelo clube, em 2014 e depois em 2017, o meio-campista colecionou bons números. No último retorno conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro com o Coelho. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o jogador, que atualmente defende o Boa Esporte, relembrou o título e comentou a saída do clube.
O retorno ao América em 2017 calhou bem para Renan. Já era um desejo do meia que foi ‘xodó’ do Atlético voltar a Belo Horizonte, além disso, os bons números da última passagem alimentavam as expectativas do torcedor americano.
Em 2014, foram 17 jogos, um gol e seis assistências. Para completar o combo, ele foi um pedido do técnico Enderson Moreira, que já o conhecia dos tempos à frente do Goiás, em 2012.
Com a confiança do treinador e o time reformulado para a temporada, Renan foi participativo na campanha que rendeu não só o acesso, mas o título da Série B ao América. Naquele ano, em 53 jogos, foram sete gols e quatro assistências.
“A gente tinha certeza que iria conquistar o acesso, mas fomos premiados com o título. Era um Brasileiro complicado, com o Internacional, mas nosso elenco era muito preparado. A gente mostrou que estava preparado para ser campeão”
Renan Oliveira, ex-América
Em 2017, o Inter, que era forte candidato à taça, acabou com o vice-campeonato. Renan também relembrou dos companheiros de equipe e elogiou a união do grupo – fator determinante para a conquista, segundo ele.
“Era um elenco fantástico. Jogadores que eram acostumados a vencer, mesclando com jogadores novos que estavam aparecendo para o futebol, como Zé Ricardo, Matheusinho. Era um grupo muito unido, sabia dos propósitos. Isso facilitou bastante”, falou.
Saída do América
Em junho de 2018, Enderson Moreira pediu demissão do América. Na época, ele aceitou proposta do Bahia e deixou o Coelho na 12ª posição na tabela de classificação. Com a saída do técnico, Renan começou a perder espaço com o substituto Adilson Batista.
Para o jogador, a situação ainda é ‘inexplicável’. Ele confessou ainda não entender o porque parou de ser relacionado. Em setembro, o América rescindiu o contrato com o jogador de forma amigável e Renan se transferiu para o CRB.
“Sempre tive oportunidade de jogar com o Enderson. Me levou para o Goiás, para o América. Em 2018, quando ele sai do América, começo a nem ir mais para os jogos. Não sei muito o porquê. Estava jogando com ele e comecei a não ser relacionado. Vi que não teria mais oportunidades com o Adilson Batista e procurei novos ares. Fui para o CRB”
Renan Oliveira