O Campeonato Brasileiro de Futsal tem início neste sábado (11/5) com clássico mineiro na rodada de abertura. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) será realizada pela primeira vez. A partida será entre Cruzeiro e América, na Arena Mariana, a partir das 16h.
O time celeste goleou Sete de Setembro (8 a 0) e Meia Boca Júnior (6 a 1) nos jogos-treinos antes da estreia no Brasileiro de Futsal. A equipe também manteve 100% de aproveitamento nos amistosos ao vencer a Seleção de Conselheiro Lafaiete (4 a 2) e o Athletic (8 a 1). Na preparação, o elenco recebeu a visita de Dirceu Lopes, ídolo do Cruzeiro.
Já o América se prepara para o Brasileiro de Futsal desde fevereiro com a disputa de dois torneios pré-temporada. O Coelho ficou na quarta colocação na Super Copa Minas. Na Taça Nova Lima, a equipe está invicta e disputa as semifinais. Em 2024, são sete vitórias, dois empates e duas derrotas em nove jogos.
A primeira edição contará com 20 clubes divididos em duas chaves com dez equipes cada. As equipes mineiras estão no Grupo A, ao lado de Vasco, Fortaleza, Náutico, Passo Fundo, CRB, Estrela do Norte, Sapezal e Costa Rica. Já a outra chave tem América-RN, Sport, Yeesco, Sergipe, Sorriso, Ceará, Chopinzinho, Apodi e São Joseense.
Campeonato Brasileiro e Liga Nacional de Futsal
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) organiza pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado paralelamente à Liga Nacional de Futsal (LNF). A competição foi idealizada junto à empresa Sports Hub, responsável pela implementação do VAR no Brasil.
O novo torneio conta com times com tradição no futebol de campo, ocomo Cruzeiro, América, Fortaleza e Ceará. Em edições anteriores, a LNF teve a presença de Vasco, Atlético, Corinthians, Goiás e Internacional.
A Liga Nacional conta com 24 equipes em 2024. Assim como no Campeonato Brasileiro, tem dois representantes do estado: Minas (Belo Horizonte) e Praia Clube (Uberlândia).