AMÉRICA

Ídolo do América é peça fundamental em temporada histórica do Fortaleza

Titular absoluto no Fortaleza, João Ricardo fez história com a camisa do América; goleiro esteve presente em duas campanhas de acesso do time mineiro
Foto do autor
Compartilhe

Finalista de uma competição internacional pela primeira vez na história, o Fortaleza tem feito um 2023 que deve ficar marcado na memória dos torcedores. Um dos principais nomes do Leão do Pici, o goleiro João Ricardo reencontrará neste domingo (8/10) o América, clube do qual é ídolo.

O atleta atuou no Coelho entre junho de 2014 e dezembro de 2018. João Ricardo participou de duas campanhas de acesso à Série A: 2015 e 2017 – ano em que o time conquistou a Segunda Divisão do Brasileiro.

João Ricardo, ex-goleiro do América - (foto: Rodrigo Clemente / EM / D.A Press)
João Ricardo permaneceu no América entre 2014 e 2018(foto: Rodrigo Clemente / EM / D.A Press)

Outro título do jogador em Minas Gerais foi o Campeonato Mineiro de 2016. Além de se sagrar campeão, ele foi eleito o melhor goleiro da competição. Ao todo, João Ricardo disputou 214 partidas com a camisa americana.

Momento no Fortaleza

Depois de deixar o Coelho, o goleiro passou por Chapecoense e Ceará. No início deste ano, trocou o alvinegro pelo principal rival, o Fortaleza.

No tricolor, ele é titular absoluto e acumula bons números. O aplicativo Sofascore coloca João Ricardo entre os dez melhores da posição no Campeonato Brasileiro, com nota média de 7.10 por jogo. O goleiro defendeu duas das três cobranças de pênalti que recebeu no torneio.

Na Sul-Americana, ele é o terceiro com mais defesas, com 38 – uma a menos que os dois primeiros: Alexander Domínguez (LDU) e Pedro Ortiz (Emelec).

Nessa terça-feira (3/10), o Leão venceu o Corinthians por 2 a 0, no Castelão, pela partida de volta das semifinais da competição internacional. Na decisão, os cearenses vão enfrentar a LDU.

Reencontro com o América

Neste domingo (8/10), João Ricardo e América vão se reencontrar. O Fortaleza receberá o Coelho no Castelão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 18h30.

De 2019 até hoje, o goleiro enfrentou o alviverde oito vezes, com três vitórias, três empates e duas derrotas. 

  • Chapecoense 0 x 0 América – Série B 2020
  • América 2 x 2 Chapecoense – Série B 2020
  • Ceará 0 x 0 América – Campeonato Brasileiro 2021
  • América 0 x 2 Ceará – Campeonato Brasileiro 2022
  • Ceará 1 x 2 América – Campeonato Brasileiro 2022
  • América 2 x 1 Fortaleza – Campeonato Brasileiro 2023
  • América 1 x 3 Fortaleza – Copa Sul-Americana 2023
  • Fortaleza 2 x 1 América – Copa Sul-Americana 2023

Em maio, antes do duelo do primeiro turno, João Ricardo comentou o sentimento de enfrentar o clube do qual é ídolo.

“Fico feliz de retornar para lá, foram mais de quatro anos naquele clube e tenho um carinho especial pelo América. Tem jogadores lá ainda da minha época, o Juninho, o Ricardo Silva, vai ser bom rever os amigos. Mas hoje represento o Fortaleza e vamos buscar os três pontos”.

João Ricardo, ex-goleiro do América e hoje no Fortaleza

Foco no Campeonato Brasileiro

Em entrevista ao canal Bandsports após a classificação sobre o Corinthians na Sul-Americana, João disse que a atenção do clube agora é o Campeonato Brasileiro, uma vez que a final do torneio continental, contra a LDU do Equador, será apenas em 28 de outubro.

“Tem que virar a chave, tem que pensar no Brasileiro, o Fortaleza é um clube que vive muito do Brasileiro, é uma competição muito importante, a gente tem quatro jogos agora, começando no domingo contra o América, jogo muito importante. Temos que esquecer um pouco a Sul-Americana e focar no Brasileiro. Estamos no meio da tabela, e a gente quer brigar por mais. O foco agora é total no Brasileiro”.

O Fortaleza é o nono colocado, com 39 pontos. Por outro lado, o América está em 19º, com 18, e corre grande risco de rebaixamento.

Compartilhe