CRUZEIRO

Sem pressa? Dirigente indica se Cruzeiro exercerá opção de compra de João Marcelo

Destaque no início de temporada, João Marcelo tem contrato de empréstimo com a Raposa até junho; diretor explicou planejamento
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Um dos destaques do Cruzeiro neste ano tem sido o zagueiro João Marcelo, que chegou ao clube em julho de 2023, emprestado por uma temporada pelo Porto. Diretor de futebol da Raposa, Pedro Martins indiciou se o clube exercerá a opção de compra do jogador.

Se quiser ter João Marcelo em definitivo, o Cruzeiro terá de pagar, em junho, 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões, na cotação atual) ao clube português. Pedro Martins falou que essa questão será avaliada com cautela, assim como outras opções de compra que a Raposa pode exercer, como é o caso do meio-campista Matheus Pereira. De toda forma, a diretoria já se prepara para contratar o zagueiro.

“Negociar faz parte do jogo, e assim estamos avaliando todos os casos, assim como do João Marcelo, estamos muito felizes com seu progresso. É uma decisão que irá ocorrer no meio do ano e o clube está se preparando para caso seja necessário executar a opções de compra, a gente se estruture para que não quebremos o clube. Acredito que dos jogadores que vieram por empréstimo, a grande maioria vai querer permanecer e isso conta muito na negociação”, disse.

Estratégia do Cruzeiro no mercado

Empréstimo com opção de compra tem sido uma estratégia bastante utilizada pelo Cruzeiro no mercado de transferências. Além dos já citados, o zagueiro Lucas Villalba, o volante José Cifuentes e os atacantes Gabriel Veron e Álvaro Barreal foram contratados neste molde.

Pedro Martins acredita que esse modelo seja prolífero ao clube, que consegue avaliar o desempenho e adaptação do atleta antes de exercer movimentações financeiras.

“Nosso objetivo nesses tipos de empréstimo é para conseguir avaliar o desempenho do atleta aqui dentro, e também não deixa de ser uma ferramenta para quem não tem a capacidade de investimento imediato. Perante as limitações orçamentárias do clube, preferimos trazer o jogador emprestado, ver se vai se adaptar a nossa rotina e forma de atuar, e no momento de fazer essa aquisição, podemos sentar com o clube e jogador e construir da melhor maneira possível”, ressaltou o diretor.

Boa fase de João Marcelo no Cruzeiro

A boa fase de João Marcelo teve início no ano passado. O defensor viveu ótimos momentos na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro sob o comando de Paulo Autuori e Fernando Seabra. Ele foi colocado à prova em um momento que o clube celeste brigava para se manter na elite nacional.

O zagueiro entrou em campo cinco vezes em 2023, sendo quatro delas acionado no segundo tempo. Ele só ganhou a condição de titular no último duelo do Cruzeiro no ano, no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, no Mineirão, pela 38ª rodada do Brasileirão.

Neste ano, o defensor ganhou a confiança do técnico Nicolás Larcamón e se tornou titular absoluto na reta final do Campeonato Mineiro. Ele já participou de oito partidas e só viu a defesa ser vazada em três jogos.

Compartilhe