VÔLEI

Vôlei: Douglas Souza recusa convocação à Seleção Brasileira

Técnico Bernardinho soltou primeira lista de convocados para disputar Liga das Nações de Vôlei Masculino com o nome de Douglas Souza
Foto do autor
Compartilhe

Douglas Souza recusou a convocação para defender a Seleção Brasileira na Liga das Nações de Vôlei Masculino. O ponteiro do São José havia anunciado aposentadoria da equipe nacional em março de 2022 por questões relacionadas à saúde mental e não mudou de ideia mesmo com a chegada do comandante Bernardinho.

Pelo Instagram, Douglas se pronunciou e manteve o posicionamento de dois anos atrás.

“Boa noite, pessoal. Há pouco foi divulgada a notícia da minha convocação para a Seleção Brasileira. Quero informar que a minha decisão de não voltar para a Seleção já havia sido tomada desde os Jogos Olímpicos de Tóquio e não mudou. Eu já havia informado a CBV desta decisão”.

O ponteiro aproveitou o espaço para agradecer aos profissionais com quem trabalhou e desejar sorte à equipe: “Sou imensamente grato a todos que torcem por mim e me apoiaram neste tempo que estive com a nossa Seleção. Agradeço aos meus treinadores e companheiros de Seleção por este tempo em que estivemos juntos e conquistamos tantas vitórias, mas meu ciclo com a camisa da Seleção já foi encerrado. Sigo agora somente com meu clube e desejando muito sucesso para a Seleção Brasileira de vôlei”.

Por qual motivo Douglas se aposentou da Seleção?

Em março de 2022, Douglas optou por deixar a Seleção Brasileira. Na época, detalhou que a orientação sexual teve impacto na decisão, já que era podado de várias formas. Ele se tornou o primeiro jogador da Seleção Masculina de Vôlei a assumir abertamente a homossexualidade, em 2018.

“Você recebe vários nãos: não pode fazer isso, não pode falar aquilo, não pode sei lá o quê… Quando tive a minha primeira convocação, ouvi muito isso. De pessoas que andavam comigo, que falavam que eram meus amigos e diziam: tudo bem, você é gay, a gente gosta de você, mas quando chegar na Seleção, você não pode falar isso para ninguém”, disse ele em entrevista ao Profissão Repórter.

Com o passar do tempo, o ponteiro até mudou o discurso em relação ao retorno à equipe. O “não” de 2022 deu lugar ao “vamos deixar rolar e ver o que vai acontecer” em dezembro de 2023, o que deu esperanças à torcida brasileira. No entanto, Douglas permanece convicto da decisão.

Convocação para Liga das Nações de Vôlei

O técnico Bernardinho divulgou a primeira convocação para a Liga das Nações, marcada para começar em 21 de maio. Entre os 14 nomes, está o de Douglas Souza. Aparecem, ainda, o levantador Gustavo Cardoso, do São José, e o ponteiro Maicon, do Araguari, convidados para a fase inicial de treinos em Saquarema (RJ).

Os jogadores devem se apresentar no local de treinamentos na próxima segunda-feira (22/4).

  • Levantador: Matheus Brasília (São José)
  • Oposto: Felipe Roque (São José)
  • Ponteiros: Arthur Bento (Minas), Daniel Muniz (Suzano), Douglas Souza (São José) e Paulo (Minas)
  • Centrais: Isac (Minas), Judson (Suzano), Lucão (Cruzeiro) e Otávio (Cruzeiro)
  • Líberos: Alê (Cruzeiro) e Maique (Minas)

Esta primeira lista não inclui atletas que atuam fora do Brasil, nem atletas que ainda estão na disputa da Superliga Masculina. A decisão do torneio nacional está marcada para 29 de abril (domingo), às 10h, no Geraldão, em Recife. Sesi Bauru, Joinville, Campinas e Guarulhos seguem vivos na briga pela taça.

Brasil na Liga das Nações de Vôlei

O Brasil estreia na Liga das Nações de Vôlei Masculino em 21 de maio (terça-feira), contra Cuba, às 21h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Compartilhe